InEye e Sleep Apnea ID, na área da saúde, ganham apoio INOV C 2020

Projetos InEye, em oftalmologia, e Sleep Apnea ID, em distúrbios de sono, são apoiados pelo INOV C 2020, em 50 mil euros e 40 mil euros respetivamente. As Bolsas de Prova de Conceito estimulam para o potencial comercial dos projetos.

Trabalho de Laboratório de investigação
Trabalho de Laboratório de investigação. Foto: DR

O INOV C 2020 atribuiu, em 2018, duas Bolsas de Prova de Conceito a inovadores projetos nacionais de investigação científica. Os projetos na área da saúde, estão em desenvolvimento na Universidade de Coimbra.

Ao projeto InEye, em oftalmologia, foi atribuída uma Bolsa de Prova de Conceito no valor de 50.000 euros e o projeto Sleep Apnea ID, direcionado para a questão dos distúrbios de sono, uma Bolsa de 40.000 euros.

As Bolsas de Prova de Conceito atribuídas pelo INOV C 2020 “pretendem incentivar os promotores dos projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) a explorar o potencial comercial dos mesmos, valorizando os resultados científicos que possam ser alvo de licenciamento ou de constituição de uma spin-off de base tecnológica num prazo de 1 ou 2 anos.”

Na seleção dos projetos a Bolsas, o INOV C 2020 avaliou “o potencial de teste e validação de conceitos teóricos, com vista à criação de protótipos que possam atingir os níveis 4 e 5 na escala ‘Technology Readiness Levels’.”

Para Amílcar Falcão, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra “é fundamental facilitar a transferência da tecnologia mais inovadora para o tecido empresarial, de forma a garantir sua a aplicabilidade e utilidade para a população”.

Os projetos InEye e Sleep Apnea ID “resultam de atividades de I&D com potencial de mercado, correspondendo a soluções efetivas na área da saúde, nomeadamente nos campos da oftalmologia e dos distúrbios do sono. A seleção destes dois projetos da Universidade de Coimbra reforça o posicionamento da instituição neste campo.”

As verbas atribuídas aos promotores dos projetos destinam-se à aquisição de bens, serviços e ao recrutamento de bolseiros de investigação até ao final de março de 2019. Atualmente são 12 as pessoas constituem as equipas dos dois projetos.

As Bolsas de Prova de Conceito do INOV C 2020 “são dirigidas a investigadores e docentes de centros de investigação do centro do país: Universidade de Coimbra; Instituto Politécnico de Coimbra; Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Tomar.”