INFARMED e Roche garantem medicamento Tamiflu para a gripe

Há no mercado nacional cerca de 43.000 embalagens do medicamento Tamiflu, indicado para a prevenção e tratamento da gripe. INFARMED e Roche garantem ser suficiente para abastecer as farmácias e as unidades hospitalares.

INFARMED e Roche garantem medicamento Tamiflu para a gripe
INFARMED e Roche garantem medicamento Tamiflu para a gripe. Foto: Roa Pinto

O INFARMED, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde I.P. e a Roche Farmacêutica emitiram comunicados sobre o abastecimento do medicamento oseltamivir, (Tamiflu), indicado para a prevenção e tratamento da gripe (infeção por vírus influenza).

O INFARMED esclarece que ao contrário do noticiado por órgãos de comunicação social de que o medicamento estava esgotado, o mercado nacional encontra-se abastecido de dezenas de milhares de embalagens de Tamiflu, mais concretamente cerca de 43.000.

Assim, “as farmácias e/ou unidades hospitalares que necessitem de proceder ao normal abastecimento deste medicamento, devem contactar os distribuidores grossistas, a empresa titular do medicamento ou o respetivo operador logístico”, aconselha o INFARMED.

A Autoridade Nacional do Medicamento lembra ainda “que o medicamento Tamiflu é um medicamento sujeito a receita médica, pelo que só pode ser dispensado mediante a respetiva prescrição do médico”.

Também a Roche Farmacêutica emitiu comunicado onde indica que o medicamento oseltamivir, (Tamiflu), “está disponível em quantidade suficiente para abastecer com normalidade o mercado nacional, conforme necessidade dos doentes e respetiva prescrição médica.”

A farmacêutica reforça que a quantidade do medicamento existente em armazém e disponível para entrega é, à data de hoje, 27 de dezembro de 2023, de aproximadamente 43 mil embalagens.

A Roche esclarece ainda que “o medicamento está disponível para fornecimento normal e através dos canais habituais, não se tendo verificado qualquer situação de rutura ou escassez de fornecimento ao circuito de abastecimento nacional.”