Infeções fúngicas altamente contagiosas com aumento drástico

Número de casos de infeção pelo fungo Candida auris aumentou. Relatório referente aos EUA indica que entre 2019 e 2021 a transmissão do fungo teve um aumento drástico e foi classificada pelo CDC norte-americano de “ameaça urgente”.

Infeções fúngicas altamente contagiosas com aumento drástico
Infeções fúngicas altamente contagiosas com aumento drástico

Uma infeção fúngica altamente contagiosa, pelo Candida auris, aumentou drasticamente entre 2019 e 2021, o que reflete que houve um aumento da transmissão. A situação está descrita relatório publicado no Annals of Internal Medicine, com origem num estudo de dados de vigilância de saúde pública nos EUA.

Os investigadores observaram um aumento nos casos resistentes ao antifúngico equinocandina e evidências de transmissão, o que é particularmente preocupante porque as equinocandinas são a terapia de primeira linha para infeções invasivas por Candida, incluindo pelo Candida auris.

Para os investigadores estas descobertas mostram a importância de melhorar as práticas de deteção e controlo de infeção como sendo urgentes e necessárias para prevenir a disseminação do Candida auris.

O fungo Candida auris tem vindo a causar doenças e mortes. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), dos EUA, classificaram o Candida auris como uma “ameaça urgente”, o nível mais alto de preocupação, porque geralmente é multirresistente; espalha-se facilmente em unidades de saúde; e pode causar infeções invasivas graves com altas taxas de mortalidade.

A maior parte da transmissão do fungo ocorre em estabelecimentos de saúde, especialmente entre residentes de lares de idosos ou entre pessoas com dispositivos internos ou ventiladores mecânicos.

Os dados recolhidos por investigadores junto dos CDC e unidades de saúde verificaram que o aumento percentual de casos clínicos tem vindo a cresceu por ano, de um aumento de 44% em 2019 para um aumento de 95% em 2021.

O investigadores também relatam que o volume de triagem de colonização e triagem de casos aumentou em 2021 em mais de 80% e mais de 200%, respetivamente. O número de casos de Candida auris resistentes ao tratamento de primeira linha em 2021 foi cerca de 3 vezes maior que em cada um dos 2 anos anteriores.

De acordo com os autores do relatório, o momento do aumento da disseminação do Candida auris e as descobertas das investigações de saúde pública sugerem que pode ter sido exacerbado pela tensão relacionada à pandemia nos sistemas de saúde e saúde pública, que incluiu escassez de pessoal e equipamentos, aumento da carga de pacientes e gravidade da doença, aumento do uso de antimicrobianos, mudanças nos padrões de movimento do paciente e má implementação de medidas de proteção individual não-COVID-19.

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças indica que o fungo Candida auris representa um risco para pacientes em unidades de saúde em toda a União Europeia devido à sua capacidade de causar infeções em pacientes gravemente enfermos e sua resistência a vários agentes antifúngicos, o que dificulta o tratamento de infeções.