Iniciativa para doar computadores para a Ucrânia

Comissão Europeia desenvolve iniciativa para recolha de computadores portáteis, telemóveis e tabletes para escolas, hospitais e serviços públicos ucranianos. Os equipamentos doados devem estar operacionais e podem ser novos ou usados.

Iniciativa para doar computadores para a Ucrânia
Iniciativa para doar computadores para a Ucrânia. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia, o Ministério ucraniano da Transformação Digital e a DIGITALEUROPE, uma organização europeia que representa a indústria tecnológica, estão a organizar uma nova iniciativa: computadores para a Ucrânia.

O objetivo da iniciativa é recolher e entregar computadores portáteis, telemóveis e tabletes à Ucrânia para satisfazer necessidades fundamentais de escolas, hospitais e administrações públicas nas regiões mais afetadas pela guerra.

A Comissão indicou que as autoridades ucranianas identificaram os computadores portáteis como uma das necessidades mais prementes neste momento. Cerca de 70.000 professores necessitam de computadores portáteis para continuar as suas atividades letivas e 5.000 escolas nas regiões afetadas pela guerra necessitam de dispositivos digitais para garantir que 200.000 crianças em idade escolar possam prosseguir os seus estudos.

As necessárias em dispositivos eletrónicos abrange diversos setores, em especial o setor da saúde e na administração pública.

A Comissão Europeia esclareceu que as empresas podem fazer grandes donativos diretamente através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia. No caso de donativos pequenos, as organizações, empresas e cidadãos estabelecidos na Bélgica podem doar os dispositivos através da DIGITALEUROPE.

Os donativos podem incluir aparelhos novos ou usados, que ainda funcionem, quer se trate de computadores portáteis, smartphones e tabletes de uso doméstico ou empresarial. Os criadores da iniciativa pretendem alargá-la a outros centros de recolha em toda a Europa.

A Comissão Europeia está a trabalhar com a indústria do setor para receber donativos no âmbito da nova iniciativa, bem como para recolher e entregar outros equipamentos tecnológicos no âmbito da ação EUTech4Ukraine.

Ao mesmo tempo, a Comissão também irá facilita a recolha de equipamento nas instituições da UE. Através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, os equipamentos serão recolhidos e expedidos para os locais da Ucrânia onde são mais necessários. Os donativos de empresas privadas também podem ser canalizados através deste mecanismo.