Iniciativas das JEP nos equipamentos culturais da DGPC

Direção-Geral do Património Cultural indica um conjunto de iniciativas para participar de 25 a 27 de setembro no âmbito das Jornadas Europeias do Património. Deste visitas físicas a virtuais, espetáculos, filmes, workshops e desafio de fotografia.

Iniciativas das JEP nos equipamentos culturais da DGPC
Iniciativas das JEP nos equipamentos culturais da DGPC. Foto: © Rosa Pinto

De entre as diversas iniciativas nos equipamentos culturais da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que este ano sob o tema “Património Educação” são destacadas as seguintes:

Seminário Online “Património de Proximidade e Educação”, uma organização conjunta da Direção-Geral do Património Cultural e do Plano Nacional das Artes, em parceria com o World Monuments Funds e o Gerador, que decorre no dia 25 de setembro entre as 9h e as 17h30, no site Gerador.

Encontro anual do (a)Riscar o Património – projeto da Direção-Geral do Património Cultural, com a parceria dos Urban Sketchers Portugal que, desde 2014, divulga e promove o património cultural português através da linguagem universal do desenho. Este ano decorrerá em 16 locais em todo o país

Laboratório de Arqueociências (LARC) – A Fantástica História do Lagar Velho; fragmentos de um gigantesco puzzle! – Visita Guiada ao Abrigo do Lagar Velho (Vale do Lapedo) e exposição alusiva ao sítio
Colaboração: Câmara Municipal e Museu de Leiria

Património Mundial

Mosteiro de Alcobaça

  • 25, 26 e 27 de setembro: publicações online (facebook do Mosteiro de Alcobaça):
  • Exposição virtual sobre a história da evolução das Escolas de Ensino Básico em Alcobaça;
  • Jogos para famílias no Facebook;
  • 25, 26 e 27 de setembro, realização de duas visitas orientadas por dia (manhã e tarde em horário a definir), de temática geral, para grupos com o número máximo de dez pessoas;
  • 26 de setembro (horário a definir), realização da visita temática “A Alegoria da Sala dos Reis do Mosteiro de Alcobaça” para grupos com o número máximo de dez pessoas;
  • 27 de setembro (manhã, horário a definir), realização da visita temática “Simbologia da escultura arquitetónica do Mosteiro de Alcobaça”, para grupos com o número máximo de dez pessoas;
  • 27 de setembro (tarde, horário a definir), realização da visita temática “Iconografia da Capela do Desterro do Mosteiro de Alcobaça, para grupos com o número máximo de dez pessoas.

Mosteiro da Batalha

  • 25 de setembro –21h00 – No silêncio do Convento – visita nocturna (Organização: Serviço Educativo do Mosteiro da Batalha)
  • 26 de setembro – 18h00 – espetáculo: “No tempo da Ínclita Geração” – Claustro Real Organização: Associação Danças com História e Serviço Educativo do Mosteiro da Batalha)
  • 26 de setembro – Lançamento do ebook “Miguel Franco – sobre o Teatro” – obra coordenada por Maria João Franco, na comemoração do centenário de nascimento do dramaturgo leiriense Miguel Franco, autor de obras como “ALegenda do Cidadão Miguel Lino” e “O Motim” – Edição Mosteiro da Batallha/DGPC
  • 27 de setembro: 16h00 – vista guiada “A cerca Conventual” – Organização: Serviço Educativo do Mosteiro da Batalha)

Mosteiro dos Jerónimos/Torre de Belém – Lisboa

  • 25 de setembro: Visita Guiada ao Mosteiro dos Jerónimos – Realizada pela Senhora Diretora do Mosteiro dos Jerónimos, Professora Doutora Dalila Rodrigues e pela equipa do Departamento de Marca e Comunicação da Câmara Municipal de Lisboa: uma iniciativa do Município que pretende dar a conhecer os espaços emblemáticos da cidade de Lisboa. A visita guiada será transmitida em direto para os canais digitais da Câmara Municipal de Lisboa, do Mosteiro dos Jerónimos e para os canais que superiormente forem considerados. A visita será filmada e emitida no dia 25 de setembro, em hora a definir, e integrada no programa das Jornadas Europeias do Património 2020.
  • Visitas guiadas
  • Visitas temáticas para diversos públicos
  • Apresentação de programas educativos para os dois monumentos.

Convento de Cristo – Tomar

Atividades Online: Visitas virtuais e outras Atividades digitais

26 setembro sábado

Estátuas Vivas – Lena Selway – Local e hora a definir

TENDA TOMAR HONORIS MONTADA NO CASTELO

HORA LOCAL ATIVIDADE Duração
10.30 CASTELO Demonstração de artes medievais Tomar Honoris 15minutos
11.00 Claustro Principal Danças 15minutos
11.30 CASTELO Demonstração de artes medievais Tomar Honoris 15minutos
12.00 Claustro Principal Danças 15minutos
15.00 CASTELO Demonstração de artes medievais Tomar Honoris 15minutos
15.00 Janela Capitulo Recita Mostrengo- Rui Patrício 5 minutos
15.00 Claustro da Micha Musica Medieval Tomar Honoris
15.30 Concerto-Soc. Filarmónica Gualdim Pais
16.00 Claustro Principal Danças 15minutos
16.00 CASTELO Demonstração de artes medievais Tomar Honoris 15minutos
16.30 Janela Capitulo Recita Mostrengo- Rui Patrício 5 minutos
16.30 Concerto-Soc. Filarmónica Gualdim Pais 15 minutos
17.00 Claustro Principal Danças 15minutos
17.00 Claustro da Micha- Concerto- Grupo de Musica Ligeira da SRMP 25/30minutos

 

27 setembro – domingo

TENDA TOMAR HONORIS NO CASTELO

HORA LOCAL ATIVIDADE Duração
10.30 CASTELO Demonstração de artes medievais 15minutos
11.00 Claustro Principal Danças 15minutos
11.30 CASTELO Demonstração de artes medievais 15minutos
12.00 Claustro Principal Danças 15minutos
15.00 CASTELO Demonstração de artes medievais 15minutos
15.00 Claustro da Micha Musica Medieval-Tomar Honoris 15 minutos
15.30 Claustro Principal Concerto-Soc. Filarmónica Gualdim Pais
16.00 Claustro Principal Danças 15minutos
16.00 CASTELO Demonstração de artes medievais 15minutos
16.30 Claustro da Micha Musica Medieval-Tomar Honoris 15 minutos
17.00 Claustro Principal Danças 15minutos

 

Panteão Nacional

Visitas guiadas
Filmes

Museus e Palácios

Palácio Nacional de Mafra

Visitas guiadas

  • Visitas temáticas a partir do Memorial do Convento
  • Património e Educação: visitas com animação
  • 27 de setembro – Concerto de carrilhão com programa especial alusivo ao tema

Palácio Nacional da Ajuda

Visitas guiadas – A educação dos príncipes nos acervos patrimoniais – Palácio e Biblioteca da Ajuda

Dia: 25 de setembro Hora: 11h00 | 15h00

A partir dos acervos do Palácio Nacional da Ajuda e da Biblioteca da Ajuda, iremos abordar a educação dos príncipes da Casa Real portuguesa, ao longo dos séculos XVIII e XIX. Visita orientada a mostra expositiva na Biblioteca da Ajuda, seguida de visita ao Museu. Uso obrigatório de máscara. Máximo de 10 participantes por grupo.

Visita guiada – A descodificação da Mitologia Clássica no dia a dia no Palácio da Ajuda

Dia: 27 de setembro Hora: 11h00 – 12h30 e 15h00 – 16h30

A mitologia greco-romana revela-se constantemente no nosso dia a dia, mais do que muitas vezes imaginamos, através de várias palavras que utilizamos, de fenómenos atmosféricos que nos rodeiam, de flores e animais que conhecemos ou até mesmo de objetos que manuseamos. Descodificar essa linguagem mítico-educativa num espaço que faz parte da nossa história e do nosso património é o desafio que a visita-jogo: a descodificação da simbologia clássica no dia a dia no Palácio Nacional da Ajuda, tem para ti. Os participantes serão conduzidos por um labirinto de mitos petrificados na coleção do palácio. Quem participa, será convidado após a visita a explorar on-line um quiz sobre os desafios explorados na visita e perceber que através dos mitos clássicos é possível aprender e explorar o património.

Museu Nacional dos Coches

Visita Guiada à Exposição permanente

Visitas guiadas às reservas e oficina de conservação

Desafio fotográfico – Património e Educação. Em colaboração com o Olhares
O Museu Nacional dos Coches e o Olhares celebram o Património Europeu, através da organização conjunta de um desafio de fotografia, onde o património cultural serve de inspiração a captações inéditas. O MNCoches irá premiar a melhor fotografia captada a estes sítios, monumentos, museus, integrados nas paisagens urbanas ou rurais que os acolhem. Ao melhor trabalho será dado especial destaque no site, newsletter e facebook do MNCoches, assim como a oferta de 4 bilhetes para uma visita livre ao Museu (duração de 1 ano).

Museu Nacional de Arqueologia

Visitas guiada – As pedras continuam a falar

Dia: 27 setembro Hora: 11h00

A exposição “Religiões da Lusitânia – Loquuntur saxa” é uma rara oportunidade para mergulhar no mundo das crenças do atual território português em época romana. “Pedras que falam” e outros objetos podem mostrar como esse universo sobrenatural tão peculiar de há 2000 anos não é, afinal, tão distante do atual. Uma visita orientada para demonstrar a eloquência dos objetos expostos.

Visitas guiadas – Aprender no Antigo Egipto

Dia: 26 setembro Hora: 15h00

O Museu Nacional de Arqueologia possui a maior coleção de Antiguidades Egípcias do país. Estes bens culturais são o convite para uma visita guiada evocativa de como se aprendia no Antigo Egito.

Museu Nacional de Etnologia

IVth Heritales – International Heritage Film Festival – Cerimónia de entrega dos prémios

Dia: 25 de setembro Hora: 18h00

Cerimónia de entrega dos prémios do IV Heritales.

Etnólogos, cineastas, diretores e antropólogos revelam segredos culturais sobre mundos normalmente esquecidos. Apresentam um conhecimento profundo sobre vários patrimónios de natureza material e imaterial. Entre os 45 selecionados encontram-se autores de 24 países de todos os continentes. Todas estas realidades podem ser conhecidas graças ao projeto HERITALES, que disponibiliza gratuitamente quarenta filmes em: https://stage.heritales.org/

Museu Nacional de Arte Antiga

Visita guiada – Estudo, Conservação e Restauro dos Painéis de São Vicente

Dia: 25 de setembro Hora: 12h00 e 14h30

Apresentação do projeto de estudo, conservação e restauro da pintura. Orientação: Susana Campos Duração: cerca de 30 minutos

Museu Nacional de Arte Contemporânea- Museu do Chiado

Mesa redonda, a propósito do lançamento do livro “Fragmentos de Viagem na Obra de Julião Sarmento”

Dia: 24 setembro Hora: 15h-17h

Por ocasião do lançamento do livro “Fragmentos de Viagem na Obra de Julião Sarmento”, com coordenação de Maria João Castro (CHAM/ArTravel), realizar-se-á no MNAC uma mesa redonda com os seguintes convidados: Julião Sarmento, Alda Costa, Alexandre Melo, Cristina Azevedo Tavares, Isabel Nogueira, Joaquim Sapinho, José Luís Porfírio, João Pinharanda, Raquel Henriques da Silva e Emília Ferreira. A apresentação do livro estará a cargo de Maria João Castro, coordenadora do volume e a mesa redonda será moderada por Vanessa Rato.

Museu Nacional da Música

Recital de piano de Anne Kaasa 25 de setembro Hora: 16h00

Disponibilização de conteúdos digitais

Museu Nacional Resistência e Liberdade

Visita orientada – Nomeai um a um todos os nomes. Lutaram e resistiram. História, Culturas e Democracia

Dia: 27 de setembro Hora: 10h00

A visita realiza-se no Memorial aos antigos presos políticos e Salão Nobre do Museu, pretende orientar e transmitir aos participantes informação essencial sobre a Fortaleza Militar, a Cadeia política do Estado Novo e a Libertação dos presos políticos a 27 de Abril 1974. Segue-se a visita livre aos outros espaços. Datas e horário: 27 de setmbro´20, pelas 10:00h Público-alvo: Professores, Grupos 200 e 400 Duração: 45 minutos Marcações: geral@mnrl.dgpc.pt | (+351) 262 789 159 Ponto de encontro: Memorial aos antigos presos políticos Entrada livre

Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional – iniciativas online

Museu Nacional Grão vasco

Espetáculo – MALHADINHAS E FAUNOS POR TERRAS DO DEMO

Dia: 25 de setembro Hora: 21h30

Setembro é o mês de Aquilino Ribeiro. Depois da estreia de Volfrâmio, Andam Faunos pelos bosques e Um escritor confessa-se, o Grupo Off assinala mais um aniversário de Aquilino Ribeiro com o espetáculo de teatro Malhadinhas e Faunos por terras do Demo. Este espetáculo teatral é uma criação de Florbela Sá Cunha e nele cruzam-se três obras literárias do mestre Aquilino Ribeiro O Malhadinhas, Andam faunos pelos bosques e Terras do Demo tendo o almocreve António Malhadas como elo de ligação. Com música original de Carlos Clara Gomes, executada ao vivo por Sara Costeira e João Afonso Sousa. O projeto Passeios pela literatura é financiado pelo Viseu Cultura.

Museu Nacional Machado de Castro

No Fundo do Mar
Dia: 26 de setembro Hora: 21h00

Espetáculo tridimensional onde o público emerge num oceano mágico, surgirão inúmeros animais marinhos cada um deles transmitindo sensações e emoções diferentes causando as mais variadas reações. Através do movimento corporal e dos diferentes materiais utilizados na construção dos animais bem como da constante visualização através de projeção do fundo do mar queremos transportar a beleza que nele habita, mas também alertar para os problemas que nele existem como a poluição, sendo o grande impulsionador desta o ser humano. Um Cavalo Marinho, o fado e um cotonete são apenas três elementos deste espetáculo numa única cena. Um espetáculo surpreendente que decerto irá fascinar todos o que nele mergulharem…

Museu Nacional Soares dos Reis

Visita às reservas e aos segredos guardados nos armários do Palácio dos Carrancas

Dia: 25, 26 e 27 de setembro Hora: 10h30-11h30 / 15h00-16h00

Quais os tesouros guardados nas reservas do Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR)? Como são conservados e estudados? Por que motivo há peças guardadas e não integram a exposição permanente? E como se trabalha no restauro de tesouros? Aceda aos bastidores e conheça os segredos guardados nos armários do Palácio dos Carrancas. Contacte o MNSR para mais informações sobre o programa que inclui visita à biblioteca, à oficina de restauro e às reservas de escultura, pintura, têxtil e cerâmica.

Visita Guiada à Casa-Museu Fernando de Castro – Viagem ao interior único e inesperado do n.º 716 da Rua de Costa Cabral

Dia: 25 a 27 de setembro Hora: 10h30-11h30 / 15h00-16h00

O Museu Nacional de Soares dos Reis propõe uma viagem ao interior único e inesperado do n.º 716 da Rua de Costa Cabral. Estamos na Casa-Museu Fernando de Castro e regressamos ao passado, à primeira metade do século XX. No contexto da programação das Jornadas Europeias do Património 2020, o visitante é desafiado a entrar numa atmosfera arrebatada e excêntrica, onde a arte sacra e a arte profana convivem numa inusitada colagem de talha “reciclada” e objetos de coleção, pinturas, esculturas, cerâmicas e têxteis.

Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

Há ciência no Museu – visita guiada

Museu Nacional do Azulejo

Visita orientada pelo conservador Alexandre Pais à coleção permanente / Convento da Madre de Deus, no âmbito do 40º aniversário do Museu Nacional do Azulejo.

TCHÔN – BAILADO BENVINDO FONSECA, 25, 26 e 27 de setembro – Tchôn, em português Chão, é o mais recente bailado do coreógrafo internacional Benvindo Fonseca.

Centenas de entidades públicas e privadas participam nas JEP 2020, entre elas:

  • EGEAC
  • Museu de Lisboa
  • MAAT
  • Teatros Nacionais
  • Museus e Bibliotecas Municipais
  • Sítios Arqueológicos
  • Palácios nacionais
  • Infraestruturas de Portugal
  • Igrejas
  • Castelos
  • Mosteiros
  • Fundações
  • Museu do Oriente
  • Centro de Arqueologia de Lisboa
  • Open House
  • Seminários
  • Escolas e Agrupamentos escolares
  • Universidades
  • União de Misericórdias
  • Casa da Cerca
  • Jardim Botânico de Lisboa
  • Museu do Benfica e Museu do futebol Club do Porto