INL recebe candidaturas ao Startup Nano

Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) recebe candidaturas à 2.ª edição do Startup Nano. Os empreendedores das três ideias de base nanotecnológica selecionadas têm acesso a meios para levar as ideias a produtos de mercado.

o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga
o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga. Foto: DR

Ideias de negócio na área da nanotecnologia é o que procura o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, e o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), instalado em Vila Nova de Famalicão, em colaboração com a Startup Braga.

O Startup Nano, que vai na segunda edição, está orientado para empreendedores portugueses e estrangeiros com ideias ou negócios baseados em conceitos de nanotecnologia e com aplicação em setores como, a Saúde, a Alimentação, o Ambiente ou a Eletrónica.

O programa de aceleração e incubação do Startup Nano é exclusivamente direcionado a ideias e projetos de negócio de base nanotecnológica. Um programa que assegura condições únicas para a maturação de ideias e projetos, independentemente da fase de desenvolvimento.

O Startup Nano permite garantir que desde a análise da ideia, validação técnica e introdução no mercado, os empreendedores tem acesso a uma rede de mentores e a equipas de investigação multidisciplinares para o desenvolvimento das ideias de negócio.

O empreendedor tem também a possibilidade de desenvolver parcerias empresariais, ter acesso a infraestruturas científicas e a laboratórios state of the art, assim como uma acesso mais facilitado para a captação de investimento junto de investidores nacionais e internacionais. Os três projetos candidatos ao Startup Nano melhores posicionados têm a oportunidade de se juntarem a um Roadshow a mercados internacionais.

Lars Montelius, director-geral do INL, referiu, citado em comunicado do INL, que “a nanotecnologia é o futuro da nossa economia, a chave para darmos uma resposta eficaz aos desafios diários em diversos setores, transformando o conhecimento em benefícios reais para a sociedade”.

Lars Montelius acrescentou ainda que “o programa Startup Nano insere-se dentro das atividades e programa de incubação que o INL desenvolve para apoiar empreendedores e permitir uma maior dinâmica e cruzamento entre académicos, empreendedores e investidores, em prol destes objetivos.”

O programa Startup Nano desenvolve-se em quatro fases:

  • Participação em diversos workshops numa rede nacional e internacional de mentores conceituados nas áreas de desenvolvimento de startups de base tecnológica e que são destinados a investigadores e empreendedores que procuram explorar o potencial das suas tecnologias e ideias;
  • A avaliação técnica e a seleção dos projetos;
  • Programa de aceleração que vai permitir, durante 4 meses, o desenvolvimento de protótipos e das estratégias de negócio, assim como a apresentação dos projetos de negócio a investidores;
  • Os três melhores projetos instalam-se no INL e, nesta fase da incubação, terão acesso gratuito às instalações e laboratórios, a um prémio pecuniário e a uma network de investidores nacionais e internacionais com capacidade para suportar novos negócios baseados em nanotecnologia.

O INL esclareceu que “a primeira edição do Startup Nano recebeu 20 candidaturas e estiveram envolvidos mais de 40 mentores. No final, após a fase de aceleração e incubação, foram criadas três empresas, GoClean, BestHealth4u e Nesto”, agora para a segunda edição as candidaturas sedem ser submetidas até dia 23 de outubro através do website https://startupnano.eu/.

O Startup Nano, que é financiado pelo programa regional do Norte (Norte2020), é liderado pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), que desenvolve atividades de investigação e desenvolvimento em nanotecnologia, orientadas para o mercado, em quatro áreas estratégicas: Saúde, Alimentar, Ambiente, Nanoeletrónica e TIC.

O INL esclareceu que dentro das atividades de suporte à Incubação e Aceleração de projetos existe “a participação no ‘SBS Capital Fund’ onde se pretende financiar empresas entre 25 mil euros e 75 mil euros em fase pre-seed”. Esta é considerada “mais uma vantagem em fazer parte do ecossistema de apoio ao empreendedorismo promovido pelo INL”.

O fundo de investimento, ‘SBS Capital Fund’ , “de cerca de um milhão e meio de euros, é liderado pela StartupBraga, e conta com 30 sócios, 27 privados e três institucionais – o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a Universidade do Minho e a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.”