Inovação Social é fator de desenvolvimento do interior

Portugal Inovação Social e Câmara Municipal de Beja organizam conferência para debater a importância da inovação social no desenvolvimento do interior. Atualmente estão abertos concursos num total de 12 milhões de euros para apoio a projetos.

Inovação Social é fator de desenvolvimento do interior
Inovação Social é fator de desenvolvimento do interior. Foto: © Rosa Pinto

A conferência Inovação Social: “contributos para o desenvolvimento de territórios de baixa densidade demográfica”, que decorre em Beja, dia 14 de dezembro, é organizada por Portugal Inovação Social em parceria com a Câmara Municipal de Beja.

O evento que decorre no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Imaterial, em Beja, tem como “objetivo sensibilizar entidades públicas e privadas para a importância da inovação social numa estratégia de desenvolvimento integrada do território”. Uma estratégia que inclua “esforços para a implementação de soluções inovadoras para desafios sociais como o desemprego, o insucesso escolar, o envelhecimento ou a exclusão social, testando respostas complementares ou alternativas às já existentes.”

O Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, modera o debate que conta com os gestores de 5 projetos, já apoiados pela Portugal Inovação Social: Mentes Empreendedoras, Rádio Miúdos, Há Festa na Aldeia, Pro-Move-Te e Apps for Good. Os representantes dos projetos intervêm com “a sua experiência na dinamização dos territórios do interior e respetivo impacto das suas intervenções nestes locais, e sobre os planos de expansão da sua atividade para a região do Alentejo.”

No dia 14 de dezembro vai, também, ser inaugurada a nova Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, “um projeto cofinanciado entre a Portugal Inovação Social e o município de Beja, que vai criar condições favoráveis ao surgimento de projetos sociais inovadores nesta região, apoiando a sua implementação e desenvolvimento.“

A encerrar a conferência e na inaugurar a Incubadora está a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques. Ministra irá, também, visitar o Centro de Paralisia Cerebral de Beja para conhecer um projeto de brinquedos adaptados, apoiado pela Portugal Inovação Social.

O Alentejo é um dos 4 territórios elegíveis para apoio da Portugal Inovação Social, ao lado do Norte, Centro e Algarve. Para as regiões do Norte, Centro e Alentejo, estão neste momento abertos dois concursos: Capacitação para o Investimento Social (até 18 de dezembro com dotação de 7 milhões de euros) e Títulos de Impacto Social (até esgotar a dotação de 5 milhões de euros).