Inovadores e investigadores devem contribuir para futura Lei do Espaço Europeu da Investigação

Inovadores e investigadores devem contribuir para futura Lei do Espaço Europeu da Investigação
Inovadores e investigadores devem contribuir para futura Lei do Espaço Europeu da Investigação

A Comissão Europeia lançou hoje, 13 de outubro, uma consulta pública sobre a Lei do Espaço Europeu da Investigação (EEI). O objetivo é ter o contributo de inovadores e investigadores, entre outros, para reforçar o ecossistema de investigação e inovação da Europa.

Um ecossistema que deverá abordar alguns dos desafios que se arrastam, como a fragmentação das regulamentações, o investimento desigual em investigação e desenvolvimento (I&D) e as barreiras à mobilidade dos investigadores.

A Lei do EEI deverá definir o caminho para atingir 3% do PIB em I&D, melhorar a coordenação entre as políticas da UE e as políticas nacionais e reforçar as carreiras de investigação, as práticas de ciência aberta e a colaboração transfronteiriça.

Para que a Europa continue a ser líder global em ciência e inovação, temos de facilitar a livre circulação do conhecimento, da tecnologia e do talento através das fronteiras. A Lei do EEI visa quebrar barreiras, impulsionar o investimento e criar oportunidades em toda a Europa. Convidamos todas as vozes, desde universidades e empresas a PMEs e infraestruturas de investigação, a moldar esta iniciativa e a Escolher a Europa“, afirmou, citada em comunicado, Ekaterina Zaharieva, Comissária Europeia responsável pelas Startups, Investigação e Inovação.

A Lei do Espaço Europeu da Investigação irá complementar a iniciativa Choose Europe, parte de um programa de 500 milhões de euros para 2025-2027, concebido para atrair e reter investigadores de todo o mundo e promover a Europa como um destino de referência para a excelência científica. A consulta está aberta no portal “Have Your Say” durante 12 semanas.