InSomnio’ do Teatro do Mar percorre a Região de Coimbra

InSomnio’, um espetáculo do Teatro do Mar, começa a digressão no dia 31 de agosto e percorre 15 concelhos da região de Coimbra. Uma cama gigante e especial é o centro de uma ação que mistura teatro, acrobacia, vídeo e música.

InSomnio’ do Teatro do Mar percorre a Região de Coimbra
InSomnio’ do Teatro do Mar percorre a Região de Coimbra. Foto: Rui Pedro Oliveira

O espetáculo ‘InSomnio’ do Teatro do Mar entra em digressão no dia 31 de agosto, em Tábua e vai percorrer 15 municípios da Região de Coimbra. O espetáculo com entra livre é realizado no âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura’.

‘InSomnio’ é um espetáculo multidisciplinar sobre o sono e o sonho que mistura teatro físico, acrobacia aérea, vídeo e música original, com uma estrutura cénica alusiva a uma cama gigante, dotada de mecanismos e diferentes planos de ação.

O espetáculo ‘InSomnio’, apoiado em estudos da neurociência e da filosofia, entre outros, faz um cruzamento entre o que a ciência consegue revelar com um lugar metafísico, suprassensível, que nos aproxima da natureza primordial do ser. Da experiência artística, faz emergir uma espécie de saudade de um lugar essencial de onde vimos e onde queremos regressar.

Com paisagens de silêncio e plenitude, é uma busca de reconhecimento e equilíbrio entre o corpo e o espírito, o peso e a leveza, a escuridão e a luz, o esquecimento e a memória. Um espetáculo sobre a exposição da imensa beleza da fragilidade humana e a efemeridade da existência.

O conceito e a direção artística do espetáculo estão a cargo de Julieta Aurora Santos e a interpretação cabe a Carlos Campos, Luís João Mosteias, Sandra Santos e Sérgio Santos.

O espetáculo ‘InSomnio’ tem a sua primeira apresentação em Tábua, no 31 de agosto, sexta-feira, com espetáculo na Praça Prof. Dr. António Castanheira Neves, às 21h30.

Em 13 de setembro é apresentado em Mira e em Lousã a 15 de setembro. Até abril de 2019, o espetáculo vai passar também por Arganil, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Soure e Vila Nova de Poiares.

InSomnio’ do Teatro do Mar percorre a Região de Coimbra.
InSomnio’ do Teatro do Mar percorre a Região de Coimbra. Foto: Rui Pedro Oliveira

Digressão ‘InSomnio’

Dia 31 de agosto, Tábua
Dia 13 de setembro, Mira
Dia 15 de setembro, Lousã
Dia 4 de outubro, Condeixa-a-Nova
Dia 6 de outubro, Figueira da Foz
Dia 13 de outubro, Penacova
Dia 19 de outubro, Coimbra
Dia 27 de outubro, Miranda do Corvo
Dia 31 de outubro, Arganil
Dia 24 de abril de 2019, Mortágua
Dia 27 de abril de 2019, Oliveira do Hospital
Montemor-o-Velho – data a definir
Pampilhosa da Serra – data a definir
Soure – data a definir
Vila Nova de Poiares – data a definir

InSomnio’ do Teatro do Mar percorre a Região de Coimbra
InSomnio’ do Teatro do Mar percorre a Região de Coimbra

‘Coimbra Região de Cultura’ é uma rede de programação patrimonial e cultural que vai implementar mais de 150 iniciativas nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da Região.

‘Coimbra Região de Cultura’ é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).