Instituto Piaget e a Huawei vão formar alunos em tecnologias de nova geração

Instituto Piaget e Huawei ICT Academy assinam protocolo de colaboração para formar técnicos superiores em tecnologias de nova geração, como o 5G, Big Data, Internet of Things ou Cloud Computing.

0
Instituto Piaget e a Huawei vão formar alunos em tecnologias de nova geração
Instituto Piaget e a Huawei vão formar alunos em tecnologias de nova geração. Foto: DR

O Instituto Piaget e a empresa tecnológica chinesa Huawei estabelecem protocolo para a formação de alunos nas áreas tecnológicas de nova geração. O objetivo é desenvolvimento de talentos e aproximar a realidade académica ao mundo empresarial em evolução tecnológica.

O protocolo vai consolidar o projeto educativo na área tecnológica do Instituto Piaget – recentemente enriquecido com a inclusão de uma licenciatura em Engenharia Informática, entre outras formações na área das TIC – incorporando e enriquecendo conteúdos com as melhores práticas globais.

O Instituto Piaget indicou que pretende potenciar e desenvolver conteúdos em áreas que considera fulcrais no presente e no futuro, como o 5G, Big Data, Internet of Things ou Cloud Computing.

Com uma abrangência nacional, o Instituto Piaget pretende-se que a colaboração com a Huawei promova uma capacitação dos alunos e profissionais da área nos diferentes domínios identificados, garantindo conteúdos e certificações necessárias ao desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

Nesta colaboração o Instituto Piaget tem também a expetativa que contribua para o desenvolvimento das competências digitais em Portugal, mantendo os lugares de liderança global nesta área.

O protocolo foi formalizado através da Huawei ICT Academy criada em 2013 para promover parcerias com instituições universitárias no âmbito do desenvolvimento e formação de talentos nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que dessem resposta aos requisitos do mercado de trabalho. Atualmente, a ICT Academy atingiu uma escala global, cobrindo 72 países de todos os continentes, com mais de 900 academias, cerca de 1.200 professores certificados e abrangendo mais de 45.000 estudantes por ano.

A Huawei ICT Academy deu os primeiros passos fora da China em 2014, com a implementação de uma ICT Academy em Espanha, na Universidade de Alicante. Seguiu-se, em 2015, a criação, em colaboração com a Huawei e a Universidade de Reading, no Reino Unido, de um centro de formação e investigação para executivos em áreas relacionadas com as TIC, como Big Data, computação em nuvem e Inteligência Artificial. Fruto desta parceria, a ICT Academy da Universidade de Reading atraiu com sucesso mais de 150 estudantes para participar em cursos com a certificação Huawei Certified ICT Associate e, em 2019, foi oficialmente reconhecida como uma das ICT Academy da Huawei mais bem-sucedidas do mundo.

No ano passado, a Huawei e os parceiros realizaram em conjunto 51 feiras de talentos em todo o mundo, atraindo mais de 21.000 estudantes e fornecendo mais de 3.600 novos colaboradores de TIC de alta qualidade para o setor.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!