Insuficiência Cardíaca: “Escute o seu coração!”

Insuficiência Cardíaca afeta cerca de 400 mil portugueses e o diagnóstico precoce é determinante para melhor controlo da doença. A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca lança campanha “Escute o seu coração!”.

Insuficiência Cardíaca: “Escute o seu coração!”
Insuficiência Cardíaca: “Escute o seu coração!”

A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) alerta para os principais sintomas da Insuficiência Cardíaca e para a importância do diagnóstico precoce. Para isso preparou a campanha “ESCUTE O SEU CORAÇÃO” que vai ser divulgada nas Farmácias Holon.

A Insuficiência Cardíaca é uma doença que afeta cerca de 400 mil portugueses que continua a ser subdiagnosticada e subtratada, “um problema de saúde incapacitante quando não é controlado, nem diagnosticado”, referiu o presidente AADIC.

O responsável da AADIC acrescentou: “Existe ainda um grande desconhecimento por parte da população e, acima de tudo, uma clara desvalorização desta doença”, e por isso indicou que “faz todo o sentido marcarmos presença nas farmácias”.

A Associação pretende com a campanha “trabalhar a prevenção, o aconselhamento, o esclarecimento sobre as causas e manifestações clínicas, para que o diagnóstico e tratamento sejam cada vez mais precoces, levando a uma redução substancial do número de casos e para que os doentes possam, efetivamente, viver com melhor qualidade de vida.”

Vicente de Moura, presidente da AADIC, concluiu: “Convidamos todos os utentes interessados por esta temática a tornarem-se associados da AADIC e a reforçar a nossa capacidade crítica junto dos decisores políticos.”

Ema Paulino, Farmacêutica e Diretora do Departamento de Projetos e Serviços das Farmácias Holon, referiu: “Os farmacêuticos comunitários têm como principal missão participar ativamente na promoção da saúde e ajudar a detetar os fatores de risco antes que seja tarde demais! A nossa intervenção tem uma função social muito marcada, acompanhamos os nossos utentes e contribuímos para a diminuição da mortalidade e morbilidade desta doença.”

A Insuficiência Cardíaca afeta, em Portugal, mais de 4% da população, sendo caracterizada pela incapacidade do coração bombear sangue para o organismo na quantidade necessária. A pressão arterial elevada, muitas vezes associada a outros fatores de risco, como a diabetes e a obesidade, é a principal causa do aparecimento desta doença.

Sintomas da Insuficiência Cardíaca:

Cansaço excessivo

Pernas inchadas

Falta de ar

Tosse/pieira

Perda de apetite

Tonturas

Mupis e folhetos sobre a Insuficiência Cardíaca vão estar disponíveis em 125 Farmácias Holon, em todo o país, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a patologia e dar a conhecer a existência da primeira Associação desta natureza em Portugal. A campanha “ESCUTE O SEU CORAÇÃO” conta, também com o apoio das farmacêuticas Merck, Novartis, Servier, e da Delta Cafés.