Investigação científica ao largo das Ilhas Selvagens

Marinha faz caracterização dos fundos marinhos ao largo das Ilhas Selvagens, na Madeira, e recolhe amostras e dados para estudos científicos. A missão envolve a fragata Almirante Gago Coutinho e equipa multidisciplinar do Instituto Hidrográfico.

Marinha faz investigação ao largo das Ilhas Selvagens
Marinha faz investigação ao largo das Ilhas Selvagens- Foto: Marinha

A fragata Almirante Gago Coutinho, com o apoio de uma equipa multidisciplinar do Instituto Hidrográfico (IH), encontra-se ao largo das Ilhas Selvagens, na Madeira, a efetuar trabalhos de caracterização dos fundos marinhos.

A missão do NRP Almirante Gago Coutinho e da equipa do IH inclui “várias etapas de aquisição e processamento de dados acústicos, geofísicos e amostragem sedimentar do fundo marinho”. Durante a missão são também efetuadas “recolhas de amostras e de dados para outras unidades de investigação científica de Portugal Continental e do Arquipélago da Madeira.”

A Marinha lembra que “o IH tem realizado vários trabalhos na área circundante das Selvagens que envolveram a Instalação de uma estação ondógrafo nas proximidades da Selvagem Grande, permitindo a caracterização da agitação marítima e a medição da temperatura superficial da água do mar em tempo real.”

Encontra-se já realizado o levantamento hidrográfico da Enseada das Cagarras e a topografia da zona envolvente da Ilha Selvagem Grande. A Marinha também já efetuou “a caracterização geomorfológica da enseada, através da aquisição e interpretação de registos obtidos com um sistema de sonar lateral.”

Os trabalhos da Marinha permitiram “definir um canal seguro para aceder à rampa de acesso e efetuar a atualização da cartografia náutica da área.”

Nos estudos junto às Ilhas Selvagens, o IH tem desempenhado um papel significativo “no apoio de informação de parâmetros oceanográficos e de desenvolvimento de produtos específicos de apoio à decisão ao nível ambiental, para a realização dos trabalhos em curso e para a operação da Policia Marítima na área das Ilhas Selvagens.”