Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) está na Alemanha, de 10 a 13 de maio, para um conjunto de reuniões centradas no âmbito da investigação marítima, em Rostock, e em Inteligência Artificial (IA), em Berlim.
Em Rostock, o Ministro Manuel Heitor teve encontro na Fraunhofer IGD onde a temática da “Digital Ocean Technologies”, fez parte da mesa redonda sobre “Interdisciplinary Research on Maritime Systems”. O objetivo é o reforço da cooperação no domínio oceanográfico em termos de uma potencial parceria entre o AIR Centre e a Fraunhofer IGD.
Na empresa Baltic Taucherei, o tema tratado por Manuel Heitor foi “Ocean Technology”. A empresa dedica-se à prestação de serviços marítimos e na área da navegação, mergulho e salvamento. Outra das visitas do Ministro foi ao Leibniz Institute for Baltic Sea Research.
Nesta visita o Ministro Manuel Heitor fez-se acompanhar por Joaquin Brito, Diretor do “AIR Centre”, e João Lourenço, Diretor do Colab “Atlantic”.
Dia 13 de maio, o Ministro Manuel Heitor participa num workshop dedicado à Inteligência Artificial no Centro Alemão de Investigação em Inteligência Artificial, em Berlim (DFKI), onde apresenta a Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial: “AI Portugal 2030” desenvolvida no âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais, INCoDe.2030, e que prevê atividades e iniciativas em torno das cidades sustentáveis, cibersegurança, energia, indústria e mobilidade e biodiversidade, entre outras.
O encontro, em Berlim, vai permitir debater as iniciativas levadas a cabo no espaço europeu bem como o futuro da cooperação entre Portugal e Alemanha no que diz respeito a iniciativas conjuntas em termos de Inteligência Artificial.
Manuel Heitor é acompanhado na visita a Berlim por vários especialistas e responsáveis por entidades de ensino e investigação:
- Nuno Rodrigues, Diretor no INCoDe.2030 e coordenador e membro do Conselho Executivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
- Alípio Jorge, “Sherpa” em Inteligência Artificial;
- António Cunha, Diretor do CoLAB “DTx” (Digital Transformation);
- Ricardo Machado, Vice-Reitor da Universidade do Minho e membro do Conselho Executivo do Colab DTx;
- Paulo Cortez, da Universidade do Minho e do Colab DTx;
- Arlindo Oliveira, Presidente do Instituto Superior Técnico;
- Rodrigo Maia, Diretor do CoLAB “Vortex” (Cyber-physical Systems and Cyber- Security) e Coordenador da área da tecnologia na ALTRAN Portugal;
- Luís Caires, Coordenador do Departamento de Informática da faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Diretor do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta