Investigação marítima e inteligência artificial leva Manuel Heitor à Alemanha

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com embaixada de especialistas na Alemanha. O Ministro aborda temas ligados à investigação marítima e à inteligência artificial. Parceria entre o AIR Centre e a Fraunhofer IGD é um dos objetivos.

Manuel Heitor, MCTES
Manuel Heitor, MCTES, Foto: © TV Europa

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) está na Alemanha, de 10 a 13 de maio, para um conjunto de reuniões centradas no âmbito da investigação marítima, em Rostock, e em Inteligência Artificial (IA), em Berlim.

Em Rostock, o Ministro Manuel Heitor teve encontro na Fraunhofer IGD onde a temática da “Digital Ocean Technologies”, fez parte da mesa redonda sobre “Interdisciplinary Research on Maritime Systems”. O objetivo é o reforço da cooperação no domínio oceanográfico em termos de uma potencial parceria entre o AIR Centre e a Fraunhofer IGD.

Na empresa Baltic Taucherei, o tema tratado por Manuel Heitor foi “Ocean Technology”. A empresa dedica-se à prestação de serviços marítimos e na área da navegação, mergulho e salvamento. Outra das visitas do Ministro foi ao Leibniz Institute for Baltic Sea Research.

Nesta visita o Ministro Manuel Heitor fez-se acompanhar por Joaquin Brito, Diretor do “AIR Centre”, e João Lourenço, Diretor do Colab “Atlantic”.

Dia 13 de maio, o Ministro Manuel Heitor participa num workshop dedicado à Inteligência Artificial no Centro Alemão de Investigação em Inteligência Artificial, em Berlim (DFKI), onde apresenta a Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial: “AI Portugal 2030” desenvolvida no âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais, INCoDe.2030, e que prevê atividades e iniciativas em torno das cidades sustentáveis, cibersegurança, energia, indústria e mobilidade e biodiversidade, entre outras.

O encontro, em Berlim, vai permitir debater as iniciativas levadas a cabo no espaço europeu bem como o futuro da cooperação entre Portugal e Alemanha no que diz respeito a iniciativas conjuntas em termos de Inteligência Artificial.

Manuel Heitor é acompanhado na visita a Berlim por vários especialistas e responsáveis por entidades de ensino e investigação:

  • Nuno Rodrigues, Diretor no INCoDe.2030 e coordenador e membro do Conselho Executivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
  • Alípio Jorge, “Sherpa” em Inteligência Artificial;
  • António Cunha, Diretor do CoLAB “DTx” (Digital Transformation);
  • Ricardo Machado, Vice-Reitor da Universidade do Minho e membro do Conselho Executivo do Colab DTx;
  • Paulo Cortez, da Universidade do Minho e do Colab DTx;
  • Arlindo Oliveira, Presidente do Instituto Superior Técnico;
  • Rodrigo Maia, Diretor do CoLAB “Vortex” (Cyber-physical Systems and Cyber- Security) e Coordenador da área da tecnologia na ALTRAN Portugal;
  • Luís Caires, Coordenador do Departamento de Informática da faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Diretor do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics.