Investigadores brasileiros integram equipas do Centro Europeu de Investigação

Iniciativa conjunta do Brasil e da Comissão Europeia vai trazer à Europa investigadores brasileiros para integrarem equipas de investigadores financiados pelo Centro Europeu de Investigação.

Investigadores brasileiros integram equipas do Centro Europeu de Investigação
Investigadores brasileiros integram equipas do Centro Europeu de Investigação. Foto: Rosa Pinto

Comissão Europeia e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), do Brasil, estabelecem acordo para promover o ingresso de investigadores brasileiros em equipas de investigadores do Centro Europeu de Investigação (CEI), na Europa.

Carlos Moedas, Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, referiu que “a ciência de ponta é, por natureza, internacional e esta iniciativa irá encorajar ainda mais esta mentalidade. Jovens talentos brasileiros poderão unir forças com bolseiros do Conselho Europeu de Investigação, espalhados por toda a Europa”.

O acordo vai permitir que investigadores de alto nível de nacionalidade brasileira possam levar a cabo visitas de investigação e cooperar com equipas financiadas pelo CEI, no Espaço Europeu da Investigação. O que, referiu Carlos Moedas, irá “beneficiar tanto as equipas europeias como as brilhantes mentes científicas provenientes do Brasil”.

Para Klaus Bock, Vice-Presidente do CEI, trata-se de mais um acordo “que se soma às várias iniciativas internacionais que nos últimos anos foram lançadas pelo CEI com entidades homólogas à volta do globo”, e acrescenta que os “talentos científicos precisam de interagir e cooperar estreitamente. O intercâmbio científico em investigação de ponta é extremamente valioso e pode conduzir a mais avanços científicos, sendo, por isso, benéfico para todos”.

O Conselho Europeu de Investigação é o organismo europeu que seleciona e financia os melhores e mais criativos investigadores de todas as nacionalidade e idades, para dirigirem projetos de investigação baseados na Europa e pelo período de cinco anos.

Este organismo de financiamento contribui também para atrair para o espaço europeu os melhores investigadores de todo o mundo, e dados do CEI indicam que já financiou cerca de 6.500 investigadores de alto nível, em várias fases da sua carreira.

Os investigadores financiados pelo CEI (bolseiros) empregam, em média, durante a implementação do projeto, cerca de seis investigadores, e estima-se que cerca de 18% dos membros destas equipas sejam originários de países não Europeus.