Investimentos na Argentina vistos como oportunidades para especialistas portugueses

Estudo da APPC conclui que, na Argentina, o “Plan Nacional de Agua Potable e Saneamiento”, de 13 mil milhões de dólares, e o “Plan Nacional de Vivienda” de 120 mil habitações, podem ser uma oportunidade para projetistas e consultores portugueses.

Investimentos na Argentina vistos como oportunidades para especialistas portugueses
Investimentos na Argentina vistos como oportunidades para especialistas portugueses. Foto: © Rosa Pinto/arquivo

Argentina lança o “Plan Nacional de Agua Potable e Saneamiento”, com investimentos previstos na ordem dos 13 mil milhões de dólares, com o objetivo é alcançar 100% de cobertura de água potável. Também em curso está o “Plan Nacional de Vivienda”, que prevê a construção de 120 mil unidades habitacionais, um plano que vai dinamizar o setor da construção.

A Argentina é vista pelos portugueses como uma nova geografia a explorar por projetistas e consultores. É a principal conclusão de um estudo do projeto “Engenharia e Arquitetura no Mundo”, liderado pela Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores (APPC), com cofinanciamento atribuído pelo Compete2020.

Em Portugal “o mercado atual das empresas de projeto e consultoria está ameaçado por questões como o novo código dos contratos públicos, cuja má aplicação pode contribuir para a destruição da engenharia portuguesa ou pela falta de investimento público em obras ambiciosas e estruturais”, referiu Jorge Meneses, presidente da APPC, citado em comunicado.

Para o responsável da APPC “é também o nosso papel, enquanto associação representativa de 130 empresas com um volume de negócios anual de mais de 300 milhões de euros, encontrar geografias alternativas e potenciar o reconhecimento mundial que, por exemplo, os engenheiros portugueses têm.”

“O Engenharia e Arquitetura no Mundo é um projeto de consolidação das relações no espaço de língua portuguesa, com, e entre, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, de modo a apoiar na criação de associações congéneres e contribuir para o desenvolvimento destes mercados, mas é também um projeto virado para a exploração de novas geografias” conclui Jorge Meneses.

O estudo sobre o mercado argentino apresenta algumas conclusões:

Está em curso o plano de infraestruturas mais ambicioso do país;

Estão abertos inúmeros concursos de energia renovável;

Foi anunciado o projeto da Red de Expresos Regionales (Rede de Expressos Regionais), o maior plano de infraestruturas da história da cidade de Buenos Aires;

O Governo argentino lançou o Programa de Transformación Productiva, um programa para ajudar as empresas que procuram melhorar a sua competitividade;

O Governo argentino tem apostado em transformar o clima de negócios no país mais apetecível e seguro para os investidores através de medidas de proteção ao investidor.

O estudo da APPC disponibiliza aos intervenientes no mercado, informação sobre a Argentina, desde a identificação de oportunidades até à caracterização da fileira de construção, engenharia e arquitetura, passando pela listagem de entidades que podem facilitar o processo de internacionalização das empresas.