Após o ataque dos EUA ao Irão, o Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão poderá tomar a decisão de fecho do Estreito de Ormuz, uma decisão que o Parlamento do país terá dado o seu acordo.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araghchi, afirmou que são de considerar todas as opções numa resposta aos ataques dos EUA às instalações nucleares, o que pode incluir medidas de impedir o trafego no Estreito de Ormuz.
Pelo Estreito de Ormuz é movimentado cerca de 20% do petróleo e do gás mundial, pelo que um bloqueio seria um grande golpe na economia de diversos países.
Tem vindo a ser relatado em alguns órgãos de comunicação que os EUA pediram à China para esta intervenha junto do Irão a não fechar o Estreito, e ameaçando que seria “o pior erro que já cometeram”. O Vice-presidente dos EUA, em declarações à NBC News referiu que o fecho do Estreito “seria suicídio para os próprios iranianos”, dado que “toda a economia deles (iranianos) passa pelo Estreito de Ormuz.”