IST participa no maior consórcio europeu para o ITER

Instituto Superior Técnico vai fornecer investigação e desenvolvimento de tecnologias de navegação para robótica móvel para o projeto de energia de fusão nuclear, o ITER. O IST participa no maior consórcio da UE para o desenvolvimento do ITER.

IST participa no maior consórcio europeu para o ITER
IST participa no maior consórcio europeu para o ITER. Foto: © ITER

O Instituto Superior Técnico (IST), através dos dois laboratórios de investigação, o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) e o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), participa no consórcio da União Europeia (UE) para o maior projeto de energia de fusão nuclear do mundo, o ITER.

O consórcio ganhou um contrato de robótica no campo da energia de fusão nuclear no valor de 100 milhões de euros, e os investigadores portugueses vão participar na construção de sistemas manipulados remotamente para transporte e confinamento de cargas localizadas no reator e nos edifícios do ITER.

O transporte de cargas do reator do ITER para o edifício de manutenção e armazenamento será realizado por 15 veículos guiados automaticamente (AGV), cada um com dimensões semelhantes a um autocarro (8,5 m x 3,7 m x 2,6 m) num peso total de 100 toneladas, ao transportar os componentes mais pesados.

Para este sistema de transporte os cientistas dos dois laboratórios do IST vão estar envolvidos na investigação e no desenvolvimento de tecnologias de navegação para robótica móvel, neste caso, em instalações nucleares.

O ITER, que está a ser construído no sul de França, deverá tornar-se o maior reator de fusão nuclear experimental do mundo, e o primeiro reator a manter energia de fusão por longos períodos de tempo e também a testar as tecnologias, materiais e protocolos necessários para a produção comercial de energia elétrica.

O projeto ITER está baseado numa colaboração global que envolve a União Europeia, a China, o Japão, a Índia, a Coreia do Sul, a Rússia e os EUA, e tem como objetivo demonstrar a viabilidade científica e tecnológica da energia de fusão para desenvolver uma fonte de energia segura, inesgotável e ambientalmente responsável.

Neste projeto a União Europeia é o maior acionista contribuindo com cerca de 45% do investimento, e os outros seis membros contribuem de forma equitativa com o restante valor.

A União Europeia, através da organização Fusion for Energy (F4E), conseguiu envolver neste projeto, complexo e pioneiro, uma rede de parceiros, incluindo o Instituto Superior Técnico (IST). Uma das principais tarefas da F4E é cooperar com a indústria, as PME e os organismos de investigação europeus, no desenvolvimento e fabrico de uma vasta gama de componentes de alta tecnologia e engenharia, serviços de manutenção e de apoio para o projeto ITER.