IX Bienal de Jovens Criadores da CPLP reuniu em Luanda 200 participantes

Fundação da Juventude levou a Luanda 15 jovens portugueses, onde participaram na IX Bienal de Jovens Criadores da CPLP, sob o lema “Juventude da CPLP Unida pela Cultura”.

IX Bienal de Jovens Criadores da CPLP reuniu em Luanda 200 participantes
IX Bienal de Jovens Criadores da CPLP reuniu em Luanda 200 participantes. Delegação portuguesa. Foto: DR

A IX Bienal de Jovens Criadores da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que decorreu em Luanda, sob o lema “Juventude da CPLP Unida pela Cultura”, teve a participação de 15 jovens portugueses, que em conjunto com outros jovens de Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, puderam apresentar as suas criações.

Os jovens artistas apresentaram as suas obras que incluíam diversas formas de expressão artística desde Joias à Joalharia, Artes Plásticas, Cinema, Literatura, Dança, Arquitetura, Fotografia, Design Gráfico e Moda.

O encontro, que reuniu cerca de 200 jovens artistas, “foi uma oportunidade para reforçar a importância da participação ativa dos jovens na construção de uma CPLP com valores de promoção artística multicultural e de promoção das culturas de cada país, celebradas e lideradas pela juventude”.

Para a Fundação da Juventude, entidade responsável pela organização da representação portuguesa neste certame, trata-se de “uma iniciativa de extrema relevância no contexto da atividade da Fundação contribuindo para a visibilidade internacional do talento jovem nacional”.

Em Luanda, a representação portuguesa, acompanhada por Carla Mouro, Presidente Executiva da Fundação da Juventude e por Bruno Neto, como chefe da comitiva, recebeu a visita da Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, do Governador da Província de Luanda, Sérgio Luther Rescova, e do Secretário de Estado Português da Juventude e Desportos, João Paulo Rebelo.