Jardins Abertos 2018 inclui jardins privados

Festival Jardins Abertos é uma festa social, um convite a conhecer jardins privados, institucionais e públicos, da cidade de Lisboa. No fim-de-semana, dia 26 e 27 de maio, há visitas guiadas, cinema e workshops, com entrada livre.

Jardins Abertos 2018 inclui jardins privados
Jardins Abertos 2018 inclui jardins privados. Foto: Rosa Pinto

O Festival Jardins Abertos é uma festa social na cidade de Lisboa, com organização da Camara Municipal de Lisboa (CML), em que os jardins são de entrada livre. Um convite para toda família que escolhe um jardim como ponto de encontro comunitário.

O objetivo é a divulgação dos jardins e espaços verdes da cidade, a promoção do conhecimento da natureza em contexto urbano e a sensibilização para a importância ambiental, cultural e social do património verde da cidade.

A programação do Festival Jardins Abertos 2018 inclui visitas guiadas, acompanhadas ou abertas, a jardins públicos e privados, muitos deles secretos e habitualmente inacessíveis, da cidade de Lisboa.

Dias 26 e 27 de maio podem ser visitados, entre muitos outros: o Jardim das Marias, os Parques Hortícolas de Lisboa, o Palácio da Independência, o Parque Vinícola de Lisboa, a Quinta de São Sebastião, o jardim do Palácio Beau-Séjour, a Quinta das Pintoras, o jardim do Beco do Monte, a Casa de Nossa Senhora da Vitória, Estufa Fria de Lisboa, Jardim Botânico da Ajuda e os jardins do Palácio de Belém.

O programa do Festival Jardins Abertos 2018 tem ainda prevista uma mostra de cinema ambiental, uma mostra de design sustentável, conversas, workshops (oficinas) para adultos e crianças, atividades surpresas e uma festa de encerramento.

Dados da CML indicam que na primeira edição, realizada em maio de 2017, a iniciativa Jardins Abertos, contou com mais de 3000 inscrições, nas primeiras 48 horas de divulgação, para apenas 80 vagas disponíveis. Nesta segunda edição, a programação é mais alargada, incluindo jardins e equipamentos municipais, para ir ao encontro do interesse da primeira edição ao aumentar possibilidade de número participantes.