Joaquim Caetano é novo Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga

Ministério da Cultura acaba de indicar que Joaquim Caetano assume, em junho, o cargo de Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga. Joaquim Caetano é atualmente conservador da coleção de pintura do museu.

Joaquim Caetano é novo Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga
Joaquim Caetano é novo Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga. Foto: © Rosa Pinto

A Ministra da Cultura agradece, em comunicado, a António Filipe Pimentel, ter exercido o cargo de Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, com dedicação. O comunicado indica que o novo Diretor vai ser, a partir de junho, Joaquim Oliveira Caetano.

Joaquim Oliveira Caetano nasceu em Beja em 1962. É licenciado em História, variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com dissertação sobre o pintor Diogo de Contreiras.

Atualmente conservador da coleção de pintura do museu é também Doutor em História da Arte pela Universidade de Évora, com tese sobre o pintor quinhentista Jorge Afonso.

Joaquim Oliveira Caetano começou a trabalhar no Museu Nacional de Arte Antiga em 1991, dentro do programa de inventário nacional dos bens culturais móveis. Entre 1997 e 1999 trabalhou na Biblioteca Nacional de Portugal. De 2000 a 2010 foi diretor do Museu de Évora, hoje Museu Nacional de Frei Manuel do Cenáculo, tendo regressado ao Museu Nacional de Arte Antiga em 2010.

Foi professor na Escola Superior de Artes Decorativas e assistente convidado na Universidade de Évora. É autor de dezenas de artigos e livros sobre história da arte portuguesa e europeia, sobretudo acerca da pintura do período moderno. Foi comissário de várias exposições em Portugal e em Espanha e conferencista em museus e universidades europeias e brasileiras.