Jorge Viegas é o novo Presidente da Federação Internacional de Motociclismo

Jorge Viegas eleito por larga maioria para Presidente da Federação Internacional de Motociclismo. O novo Presidente possui uma larga experiência ligada ao organismo que agora irá presidir.

Jorge Viegas é o novo Presidente da Federação Internacional de Motociclismo
Jorge Viegas é o novo Presidente da Federação Internacional de Motociclismo. Foto: DR

Jorge Viegas é o novo Presidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) depois de ter recebido 79 votos em 101 possíveis na assembleia geral anual da FIM que decorre em Andorra. Jorge Viegas possui larga experiência nesta Organização Internacional.

Com uma longa ligação ao órgão máximo do motociclismo mundial, Jorge Vegas desempenhou vários cargos na instituição tendo sido Presidente da Comissão de Promoção da FIM em 1992 antes de assumir a vice-presidência em vários períodos entre 1996 e 2014.

Jorge Viegas foi igualmente em vários momentos membro direção e atualmente é um dos membros do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) em Portugal, bem como membro do Comité Olímpico de Portugal.

“É uma honra ser eleito Presidente da FIM. É fantástico poder ver que a minha paixão pelo motociclismo me levou a um cargo que me permitirá criar um impacto positivo no desporto. Passei muitos anos trabalhando com e para a FIM e estou certo que teremos em conjunto um futuro brilhante”, referiu Jorge Viegas.

Natural de Faro, com um mestrado em Economia – Relações Internacionais, Jorge Viegas iniciou a sua relação com as duas rodas quando foi piloto de motocross em 1974, antes de trocar de especialidade e se tornar piloto de velocidade, competindo em alguns GP’s de 250cc e nas 24 Horas de Le Mans.

Depois de alguns anos como jornalista foi um dos fundadores da Federação Nacional de Motociclismo/Federação do Motociclismo Portugal (FNM/FMP) e o primeiro presidente em 1990, tendo sido igualmente presidente do Circuito do Estoril, nomeado pelo Governo. Jorge Viegas sucede ao venezuelano Vito Ippolito para ser o 13º presidente da instituição máxima do motociclismo mundial.