Jornada Mundial da Juventude a grande festa onde o Papa vai estar mais tempo

Quando falta menos de dois meses para a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fala da grande festa da Juventude como festa universal, onde o Papa que se fez fora da Europa irá estar mais tempo.

Presidente da República
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa: Jornada Mundial da Juventude a grande festa onde o Papa vai estar mais tempo. Foto: TVEuropa

Falta menos de dois meses para a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em Portugal. Embora tocando outros pontos de Portugal, nomeadamente Fátima.

Vai ser uma grande festa da Juventude. Vai ser uma grande festa universal aberta ecuménica. Portugal projetado no Mundo, um Mundo que se revê em Portugal.

Depois de quatro anos sem Jornada por causa da pandemia, fazendo evocar grandes momentos de que me recordo muito bem, como, Paris, Madrid, a cidade de Panamá e depois talvez a Jornada com mais longa permanência do Papa no país que a realiza.

Começa dia 2 vai até dia 6 (agosto). Finalmente o Papa, festa da Juventude, festa universal, festa intensamente vivida, longamente vivida, marcante e com este Papa, o Papa Francisco. O Papa da luta pela paz, pelo diálogo, pela tolerância, pela compreensão, contra as desigualdades, contra a fome, contra a miséria, o Papa das periferias.

O Papa que se fez fora da Europa, o primeiro Papa não europeu, que se fez e que continua a ser até hoje igual ao que era, próximo daqueles que mais sofrem, daqueles que mais excluídos são, daqueles que sistematicamente são ignorados.

Portugal daqui a menos de dois meses acolhe o Papa Francisco, acolhe a juventude de todo o Mundo no espírito que deve ser o de Portugal, plataforma entre oceanos, continentes, culturas e povos.