José Castro Lopes distinguido com Prémio Nacional de Saúde 2018

José Castro Lopes, Professor, médico neurologista e presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, distinguido com o Prémio Nacional de Saúde 2018.

José Castro Lopes distinguido com Prémio Nacional de Saúde 2018
José Castro Lopes distinguido com Prémio Nacional de Saúde 2018. Foto: DR

Na cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Saúde, organizada pelo Ministério da Saúde, que decorre no dia 5 de abril, no Auditório da Estufa Fria, em Lisboa, é atribuído oficialmente o Prémio Nacional de Saúde 2018 ao Prof. José Castro Lopes, médico neurologista e presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC).

A Direção-Geral da Saúde (DGS) referiu que “a atribuição do prémio ao Prof. Castro Lopes teve em conta, além da excelência do seu percurso profissional, clínico e académico, o seu contributo para a obtenção de ganhos em saúde na área da doença vascular cerebral, com incessante atividade de difusão de princípios e terapias, com resultados na redução da morbilidade e mortalidade desta patologia tão grave e significativa em termos de saúde pública”.

O Prof. José Castro Lopes dedicou todo o seu percurso académico, clínico e científico ao estudo, tratamento e combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), tendo fundado a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, e na qual se mantém como presidente.

Para Patrícia Canhão, Professora e vice-presidente da SPAVC, José Castro Lopes “tem sido líder indiscutível de uma causa no nosso país: a de diminuir a incidência e prevalência do AVC em Portugal, lutando pelo acesso aos melhores tratamentos para os doentes com AVC e também para os sobreviventes”.

A médica neurologista acrescentou ainda que “o Prof. Castro Lopes, ao longo do seu percurso, tem intervindo energeticamente em todas as vertentes possíveis:

1) na clínica, com os melhores cuidados para os seus doentes;

2) na sociedade, convocando e informando a população sobre AVC, com enfoque nas medidas de prevenção e no reconhecimento dos sinais de alerta;

3) na ciência, impulsionando grupos de estudo e projetos de investigação, promovendo a internacionalização dos nossos profissionais e investigadores;

4) na SPAVC, criando e dinamizando esta sociedade ao longo dos seus 14 anos de existência, nomeadamente com a organização de congressos, reuniões e outros eventos para divulgar o conhecimento de todos os profissionais, sempre com a melhor qualidade”.

“Dedicado, persistente, inovador e de uma lucidez invulgar”, adjetivou a especialista referindo-se ao caráter de Castro Lopes que agora é distinguido com este “tão importante reconhecimento”, e que “é sem dúvida o exemplo junto de todos os que o acompanham nesta virtuosa causa!”, afirmou Patrícia Canhão.

Para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António, presidido por Paulo Barbosa, trata-se de “uma homenagem justa ao trabalho de criação, liderança e desenvolvimento da SPAVC, mas seguramente também à sua longa carreira no Hospital de Santo António, como interno, neurologista, chefe de equipa do Serviço de Urgência, diretor de serviço, diretor de departamento, diretor clínico, professor catedrático convidado de Neurologia, além de outras funções institucionais neste hospital”.

A DGS sublinhou que “as atividades promovidas, direta ou indiretamente, pelo Prof. José Castro Lopes contribuíram para a significativa redução da morbilidade e mortalidade associada ao AVC que se tem verificado no nosso país nos últimos anos”. Um médico neurologista com um extenso currículo e atividade de difícil enumerar ao serviço dos doentes e da promoção da saúde em geral.