Jovem de 18 anos mata a tiro 9 pessoas em Munique

Atirador entra em centro comercial, em Munique, e mata a tiro 9 pessoas e fere mais 21. O ataque deu-se ao final da tarde de ontem. A polícia já identificou o atirador como sendo um jovem de 18 anos de nacionalidade alemã e iraniana.

Jovem de 18 anos mata a tiro 9 pessoas em Munique
Jovem de 18 anos mata a tiro 9 pessoas em Munique. Foto: © DR

Tiros no centro comercial de Olympia-Einkaufszentrum, em Munique, colocou a cidade alemã em estado de alerta máximo, ao final da tarde e início da noite de sexta-feira, 22 de julho. Os transportes pararam durantes horas, a polícia movimentou recursos para o local e ocupou os principais locais da cidade, em especial centros comerciais, helicópteros da polícia sobrevoaram a cidade e foi pedido apoio ás polícias das cidades vizinhas e mesmo à Austria.

Nas primeiras horas do tiroteio a polícia chegou a considerar a existência de vários atiradores, pelo menos três, e que estariam em fuga pela cidade. Uma versão que já foi colocada de lado pela polícia, que refere que se tratou de um único atirador.

A polícia, também já identificou o autor do tiroteio como sendo um jovem de 18 anos com dupla nacionalidade alemã e iraquiana. O jovem não estava referenciado pela polícia, não possuía qualquer cadastro policial e vivia em Munique.

De acordo com a policia, o resultado do ato do jovem foi de 9 mortos e pelo menos 21 feridos, incluindo crianças. O atirador foi também encontrado morto a cerca de 1 quilómetro do local. A polícia desconhece se ele próprio se teria suicidado ou se foi resultado de tiros da própria polícia.

O jovem atacante começou a disparar em frente do restaurante McDonald’s, de seguida entrou no centro comercial onde matou a tiro 9 pessoas. As autoridades desconhecem ainda as motivações que levaram o autor dos disparos a este terrível ato.