Jovens bailarinos portugueses no festival Montpellier Danse

Oito jovens bailarinos portugueses no festival Montpellier Danse com a peça Moments of Young People de Raimund Hoghe. A apresentação ocorre nos dias 21 e 22 de setembro em França.

Jovens bailarinos portugueses no festival Montpellier Danse
Jovens bailarinos portugueses no festival Montpellier Danse. Foto: ©Jose Caldeira

Raimund Hoghe leva Moments of Young People à 40ª edição do festival Montpellier Danse, em França. O elenco conta com a participação de oito jovens bailarinos portugueses, selecionados pelo antigo dramaturgo de Pina Bausch, através de uma audição para a realização do espetáculo, em 2018, no Teatro Rivoli, no Porto. Uma peça que é apresentada nos dias 21 e 22 de setembro.

Em 2002, Raimund Hoghe criou para a Capital Europeia da Cultura de Bruges, na Bélgica, o espetáculo Young People, Old Voices, com 12 jovens belgas e franceses. Após a digressão do espetáculo pela Europa e da sua última apresentação em Barcelona, em 2011, o coreógrafo, desafiado por Tiago Guedes, diretor artístico do Teatro Municipal do Porto, remontou, em março de 2018, no Teatro Rivoli, alguns momentos desse trabalho com jovens portugueses — bailarinos profissionais e não-profissionais, selecionados através de uma audição. São agora esses mesmos intérpretes – André Fonseca, Ana Ester Ribeiro, António Pacheco, Beatriz Valentim, Daniela Costa, Hugo Cabral Mendes, Mariana Magalhães e Pedro Azevedo – que participam na peça.

Jovens bailarinos portugueses no festival Montpellier Danse
Jovens bailarinos portugueses no festival Montpellier Danse. Foto: ©Jose Caldeira

Montpellier Danse, que normalmente ocorre na primavera, altera o formato da edição deste ano: a programação estará distribuída ao longo de três meses, entre 18 de setembro e 28 de dezembro, com cerca de quatro espetáculos mensais, em diferentes locais de apresentação da cidade.

Moments of Young People realiza-se na segunda-feira, 21 de setembro, e repete na terça-feira, dia 22, às 20h00, no Le Kiasma / Castelnau-le-Lez, França.