Jovens competem em Valongo na 2ª edição do prémio ‘Transforma TI’

Jovens de Valongo iniciam no Centro de Cidadania Digital de Valongo a criação de aplicações para resolver problemas sociais, as Apps for Good. Os vencedores das seis melhores soluções tecnológicas serão conhecidos em maio de 2020.

0
Jovens competem em Valongo na 2ª edição do prémio ‘Transforma TI’
Jovens competem em Valongo na 2ª edição do prémio ‘Transforma TI’. Foto: © Rosa Pinto

Vinte e um jovens vão competir a partir de 6 de janeiro de 2020 pela conquista do prémio ‘Transforma TI’. O prémio é uma iniciativa do Município de Valongo e do CDI Portugal, entidade responsável pelo Apps for Good. O prémio que vai na 2ª edição distingue as melhores aplicações tecnológicas que resolvam problemas sociais desenvolvidas por jovens.

O Apps for Good é um programa educativo tecnológico em que jovens criam aplicações para resolver problemas tem arranque no Centro de Cidadania Digital de Valongo e na apresentação está confirmada a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do diretor executivo do CDI Portugal, João Baracho.

O Centro de Cidadania Digital de Valongo é um espaço onde se pretende que ajude a desenvolver ideias ou soluções tecnológicas nas melhores apps para que estejam prontas a serem usadas e comercializadas em Android ou IOS. O produto tecnológico terá obrigatoriamente um fim social que ajude a resolver questões do dia-a-dia e que promovam a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores ou a resolução de um problema da comunidade e em especial do concelho de Valongo.

Os participantes têm entre 12 e 35 anos, são residentes ou estudantes no Concelho de Valongo e têm uma ideia ou app em desenvolvimento, mas não comercializada ou disponível no mercado. Durante três meses, os participantes vão ter a ajuda de professores de programação para o desenvolvimento técnico da solução, e ainda de colaboradores da IBM e da SONAE nas vertentes de modelo de negócio e seleção de ideias, entre outros.

Os vencedores desta 2ª edição do Prémio Transforma TI serão conhecidos em maio de 2020. A ideia, o produto e a comunicação da ideia serão os três critérios que o júri irá avaliar para determinar as seis melhores aplicações, seja a nível individual ou em equipa, que serão galardoadas com um prémio monetário.

O CDI Portugal é operacionalizado e promovido pela Câmara Municipal de Valongo. O um centro que já vai na sua terceira edição em Valongo é um laboratório vivo onde a tecnologia é usada como meio para um fim social. Em que “o compromisso é ajudar as pessoas a apropriarem-se das TIC e transformarem-se criativas, colaborativas e empreendedoras, no encontro de soluções conjuntas para a sua vida e comunidade”.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!