Jovens competem em Valongo na 2ª edição do prémio ‘Transforma TI’

Jovens de Valongo iniciam no Centro de Cidadania Digital de Valongo a criação de aplicações para resolver problemas sociais, as Apps for Good. Os vencedores das seis melhores soluções tecnológicas serão conhecidos em maio de 2020.

Jovens competem em Valongo na 2ª edição do prémio ‘Transforma TI’
Jovens competem em Valongo na 2ª edição do prémio ‘Transforma TI’. Foto: © Rosa Pinto

Vinte e um jovens vão competir a partir de 6 de janeiro de 2020 pela conquista do prémio ‘Transforma TI’. O prémio é uma iniciativa do Município de Valongo e do CDI Portugal, entidade responsável pelo Apps for Good. O prémio que vai na 2ª edição distingue as melhores aplicações tecnológicas que resolvam problemas sociais desenvolvidas por jovens.

O Apps for Good é um programa educativo tecnológico em que jovens criam aplicações para resolver problemas tem arranque no Centro de Cidadania Digital de Valongo e na apresentação está confirmada a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do diretor executivo do CDI Portugal, João Baracho.

O Centro de Cidadania Digital de Valongo é um espaço onde se pretende que ajude a desenvolver ideias ou soluções tecnológicas nas melhores apps para que estejam prontas a serem usadas e comercializadas em Android ou IOS. O produto tecnológico terá obrigatoriamente um fim social que ajude a resolver questões do dia-a-dia e que promovam a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores ou a resolução de um problema da comunidade e em especial do concelho de Valongo.

Os participantes têm entre 12 e 35 anos, são residentes ou estudantes no Concelho de Valongo e têm uma ideia ou app em desenvolvimento, mas não comercializada ou disponível no mercado. Durante três meses, os participantes vão ter a ajuda de professores de programação para o desenvolvimento técnico da solução, e ainda de colaboradores da IBM e da SONAE nas vertentes de modelo de negócio e seleção de ideias, entre outros.

Os vencedores desta 2ª edição do Prémio Transforma TI serão conhecidos em maio de 2020. A ideia, o produto e a comunicação da ideia serão os três critérios que o júri irá avaliar para determinar as seis melhores aplicações, seja a nível individual ou em equipa, que serão galardoadas com um prémio monetário.

O CDI Portugal é operacionalizado e promovido pela Câmara Municipal de Valongo. O um centro que já vai na sua terceira edição em Valongo é um laboratório vivo onde a tecnologia é usada como meio para um fim social. Em que “o compromisso é ajudar as pessoas a apropriarem-se das TIC e transformarem-se criativas, colaborativas e empreendedoras, no encontro de soluções conjuntas para a sua vida e comunidade”.