Jovens de Aveiro conquistam primeiro prémio de ciência em Macau

Jovens de Aveiro conquistam três prémios, incluindo um primeiro prémio, na maior competição de ciência da Ásia. Na 34ª edição do China Adolescents Science and Techonolgy Innovation Contest, que se realizou em Macau, estiveram em competição 588 jovens de 56 países.

Jovens de Aveiro conquistam primeiro prémio de ciência em Macau
Jovens de Aveiro conquistam primeiro prémio de ciência em Macau. Foto: DR

Três jovens estudantes, a Inês Lourenço, Jéssica Valente e Maria João Marcelino, da Escola Secundária Homem Cristo, em Aveiro, participaram na 34º edição do China Adolescents Science and Techonolgy Innovation Contest (CASTIC), que decorre em Macau de 20 a 26 de julho, com o projeto “Mercúrio na ria de Aveiro: quais os impactos e possíveis soluções?”, tendo obtido o primeiro prémio, na categoria dos projetos internacionais.

Este projeto das jovens portuguesas foi ainda distinguido com o prémio na categoria de Special Awards: o Gao Shiqi Special Award e com o prémio University of Macau Science and Technology Innovation Special Award.

Para a Fundação da Juventude, entidade responsável em Portugal, pela participação das jovens na competição “este prémio representa um contributo muito importante na visibilidade internacional dos seus projetos e um marco determinante na projeção internacional da Juventude”.

O projeto distinguido, com o primeiro prémio, “Mercúrio na ria de Aveiro: quais os impactos e possíveis soluções?” é de investigação na área da biologia. Um trabalho que se destacou na 13ª Mostra Nacional de Ciência promovida pela Fundação da Juventude, e que foi desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo. O projeto pretende avaliar o impacto e as possíveis soluções dos níveis elevados de mercúrio verificados na ria de Aveiro.

O CASTIC é uma é uma iniciativa organizada para estudantes amantes da ciência, com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos. E este ano envolveu em competição 588 jovens de 56 países. O concurso é um dos mais prestigiados e um dos maiores concursos para jovens cientistas de todo o mundo. O objetivo é fortalecer valores e tradições compartilhadas para a construção de uma integração regional.