Laboratórios do Ministério da Agricultura vão fazer testes de COVID-19

Laboratórios do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária vão passar a realizar testes de COVID-19. Os laboratórios têm capacidade para 400 a 500 testes diários mas o número pode subir para 1500, em junho.

Laboratórios do Ministério da Agricultura vão fazer testes de COVID-19
Laboratórios do Ministério da Agricultura vão fazer testes de COVID-19. Foto: © Rosa Pinto

O Ministério da Agricultura (MA) prevê que a partir de 27 de abril o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em articulação com do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), do Ministério da Saúde, dê início à realização de testes de diagnóstico de COVID-19.

Com este reforço do INIAV a capacidade de resposta laboratorial ao combate à pandemia no diagnóstico da COVID-19 vai permitir realizar mais 400 a 500 testes por dia, uma capacidade que pode aumentar três vezes mais no mês de junho, com a aquisição, em curso, de robots de extração de ácidos nucleicos e equipamentos de PCR em tempo real.

A cooperação entre o INIAV e o INSA vai incluir a validação de kits comerciais para o diagnóstico do SARS-CoV-2, para posterior introdução no mercado português.

O MA indicou que o INIAV também “vai disponibilizar, nas suas instalações, um sequenciador para complementar os estudos do INSA de sequenciação genómica do SARS-Cov-2, contribuindo assim para aprofundar o conhecimento sobre o agente causador da COVID-19”.

Mas o MA lembrou que este novo trabalho do INIAV “não compromete a atividade dos Laboratórios Nacionais de Referência de Saúde Animal. Este reforço de capacidade laboratorial permitirá também que o Estado Português fique mais preparado para enfrentar doenças emergentes que afetam as plantas e os animais, num quadro de adaptação às alterações climáticas”.