“Lacunas”, de Daniela Schitini, em Leça da Palmeira

Projeto “Salvé a Língua de Camões” traz-nos "Lacunas", de Daniela Schitini. A sessão tem início às 21h30 de quinta-feira, 25 de outubro, na Casa do Bosque do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.

Lacunas”, de Daniela Schitini, em Leça da Palmeira
Lacunas”, de Daniela Schitini, em Leça da Palmeira. Foto: Joao Caldas

Quase a comemorar 15 anos de atividade, dando a conhecer textos dramatúrgicos escritos em português, o projeto “Salvé a Língua de Camões” traz-nos “Lacunas“, de Daniela Schitini. No dia 25 de outubro, quinta-feira, às 21h30, na Casa do Bosque do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.

“Como num jogo de matrioskas em que o teatro se esconde dentro do teatro (dentro do teatro), “Lacunas” põe em cena uma encenadora e uma atriz inexperiente, numa audição para uma peça que tratará a trajetória de outra atriz, ela própria estigmatizada pelo seu temperamento instável. Misto de jogo de espelhos e de investigação dos meandros da memória, o texto revela a natureza das relações e dos afetos que existem entre os vários planos da ficção dramatúrgica”, descreve o texto de apresentação da noite de leituras encenadas.

Neste jogo e “aparentemente distantes no espaço e no tempo, as personagens surgem unidas pelo confronto com situações-limite, as quais revelam de que modo as presenças e as ausências podem influenciar os gestos quotidianos e, no limite, as escolhas que se fazem; ou como a arte pode ser, afinal, um ponto de encontro alheio às contingências da física (e capaz de superá-las).”

“Lacunas” dá a conhecer a dramaturgia produzida por uma atriz que, depois de dar corpo a textos tão essenciais da cultura brasileira como “Eles não usam Black Tie” ou “Itinerário de Pasárgada”, aventura-se agora na escrita teatral.

Daniela Schitini verteu para teatro a obra de Clarice Lispector e adaptou o texto de “Noite de Reis”, de Shakespeare, para o projeto Circular Teatro que leva espetáculos para as praças e ruas das cidades. Com a peça “Marias da Luz”, em parceria com Nereu Afonso, conquistou, em 2014, o prémio de melhor espetáculo em espaço não convencional da Cooperativa Paulista de Teatro.

Lacunas”, de Daniela Schitini, em Leça da Palmeira
Lacunas”, de Daniela Schitini, em Leça da Palmeira

Ficha técnica

Elenco: Fátima Maganinho; Mafalda Bettencourt; Margarida Magalhães; Marta Giesta; Root Arouca

Direção da Leitura: William Gavião

Parceria: Companhia de Teatro Reator de Matosinhos e Câmara Municipal de Matosinhos

Parceiros do projeto de dramaturgia: Centro de Dramaturgia Contemporânea de São Paulo; Teatre dels Argonautes, Barcelona

Público: maiores de 12 anos

Informações e inscrições: casadobosque@cm-matosinhos.pt

Museu da Quinta de Santiago

Rua de Vila Franca, 134 | Leça da Palmeira, Matosinhos

telf.: 229392410