Lamborghini reforça investigação em fibra de carbono

Construtor italiano de automóveis, Lamborghini, inaugurou novo centro de investigação e desenvolvimento de fibra de carbono, o 'Advanced Composite Structures Laboratory' (ACSL), em Seattle, nos Estados Unidos da América (EUA).

Lamborghini reforça investigação em fibra de carbono
Lamborghini reforça investigação em fibra de carbono. Foto: © DR

O novo centro de investigação e desenvolvimento da Lamborghini, em Seattle, é responsável por explorar todo o potencial de fibras de carbono de forma que toda a investigação tecnológica no domínio das fibras de carbono passe a influenciar a evolução dos futuros automóveis da marca.

“A fibra de carbono é um material com o qual a Lamborghini já tem uma longa história. Começou com o ‘Countach Quattrovalvole’ e continuou até hoje. É uma das mais importantes chaves do sucesso dos nossos carros no passado, no presente e para o futuro”, disse Stefano Domenicali, Diretor Executivo da Automobili Lamborghini.

A Lamborghini decidiu instalar o seu mais recente centro de investigação e desenvolvimento em Seattle, dado ser considerado um local estratégico devido, principalmente, à colaboração que mantém com a construtora de aviões Boeing. As duas empresas trabalham em aplicações inovadoras de fibra de carbono para a indústria automóvel e para a indústria aeroespacial.

A tecnologia ‘Forged Composite’, patenteada pela Lamborghini, é um dos mais importantes desenvolvimentos que a ACSL irá continuar a desenvolver para reduzir o tempo de produção de componentes em comparação às técnicas de trabalho tradicionais.

A tecnologia foi incorporada em 2010 com o supercarro de série limitada ‘Sesto Elemento’, e serviu para provar as implicações da criação rápida de novos componentes. As melhorias no processo de fabrico permitiram à Lamborghini, em 2013, melhorar o seu produto final, no aspeto estrutural e estético.

“Ao continuarmos a desenvolver o ‘Forged Composite’, iremos ficar aptos para criar novos produtos que possam melhorar os supercarros desportivos da Lamborghini, tanto no desempenho, como na aparência”, referiu Maurizio Reggiani, membro do Conselho de I&D. Para além disso “a capacidade de aproveitar este tipo de material leve dá à Lamborghini uma vantagem que vai beneficiar os carros, bem como, no futuro o processo de produção”.

Com o objetivo de vir a liderar as inovações em fibra de carbono a Lamborghini pretende através do ACSL recrutar em todo o mundo jovens engenheiros com talento.
A Lamborghini, durante a exposição ‘2016 Geneva Motor Show’, apresentou o ‘Centenario’, um carro cujo corpo é totalmente feito em fibra de carbono, o que demonstra o elevado nível da empresa na utilização deste tipo de material.

'Centenario', com corpo em fibra de carbono
‘Centenario’, com corpo em fibra de carbono. Foto:© DR