Leça do Balio homenageada por Matosinhos no 25 de Abril

Em cerimónia comemorativa dos 45 anos da revolução de 25 de Abril, a Câmara Municipal de Matosinhos homenageia instituições e personalidades de Leça do Balio. Uma homenagem num ano em que a vila comemora os 500 anos de foral atribuído por D. Manuel I.

Leça do Balio homenageada por Matosinhos no 25 de Abril
Leça do Balio homenageada por Matosinhos no 25 de Abril. Foto: © Rosa Pinto

Há 500 anos Leça do Balio recebeu o foral atribuído pelo Rei D. Manuel I, lembrar a data é um momento de cidadania que a Câmara Municipal de Matosinhos pretende celebrar ao homenagear personalidades de Leça do Balio. Uma homenagem que ocorre durante a cerimónia oficial de comemoração dos 45 anos da revolução de 25 de Abril de 1974.

Na sessão solene de comemoração do 25 de Abril, em Matosinhos, pelas 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que é precedida pela cerimónia do hastear das bandeiras, a Câmara Municipal de Matosinhos homenageia o bispo Américo Aguiar, a Efacec, o Super Bock Group e a vila de Leça do Balio.

As comemorações do 25 de Abril, começam a partir das 22 horas do dia 24, com um concerto pelo Ensemble Vocal Pro Musica nos Paços do Concelho, e pela meia-noite, o já habitual fogo-de-artifício no Parque Basílio Teles.

Do programa oficial de comemoração do 25 de Abril destacamos:

pelas 16h00, inauguração da exposição “Casa de Recordações – da Monarchia à Res Publica”, no Museu da Quinta de Santiago, onde será visitável até 30 de junho.

pelas 21h30, o Museu da Quinta de Santiago acolhe uma sessão do projeto “Salvé a Língua de Camões”, amanhã dedicado à peça “Se essa rua fosse minha – O Amor Nos Anos De Chumbo”, do brasileiro Marcos Ferraz.