Leilão de Arte na Casa da Arquitectura a favor do Kastelo, Matosinhos

Obras de 62 artistas vão a leilão na Casa da Arquitetura de Matosinhos. As obras são uma oferta dos artistas a favor do Kastelo, uma unidade de cuidados integrados pediátricos, em São Mamede de Infesta, Matosinhos.

Leilão de Arte na Casa da Arquitectura a favor do Kastelo, Matosinhos
Leilão de Arte na Casa da Arquitectura a favor do Kastelo, Matosinhos.

Em exposição na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, estão obras de Ana Jotta, Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Graça Morais, Joana Vasconcelos, João Onofre, Mauro Cerqueira, Nadir Afonso, Pedro Calapez, Pedro Cabrita Reis, José Pedro Croft, Pedro Proença, João Jacinto, Nikias Skapinakis, Noronha da Costa, entre muitos outros artistas.

Diversas obras de 62 artistas contemporâneos vão estar em leilão a favor do Kastelo, a primeira unidade de cuidados integrados pediátricos da Península Ibérica, em São Mamede de Infesta, Matosinhos. De entre as obras em leilão está o trabalho de Nadir Afonso que foi oferecido pela sua viúva, Laura Afonso, e o valor angariado reverterá na sua totalidade para a associação.

A iniciativa partiu de Isabel Fragoso, uma das madrinhas da associação, e que conta com o apoio do pintor Sobral Centeno, e a curadoria de Bernardo Pinto de Almeida, ensaísta sobejamente conhecido, crítico de arte e professor catedrático na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o apoio da Fundação de Serralves, da Casa da Arquitectura, da Fundação de Serralves, da Sócatering, da Multicom, e o Alto patrocínio da Presidência da República.

Para além do leilão, no próximo dia 8 de novembro, pelas 18h30, o Kastelo, realiza-se um jantar de beneficência (60 euros por pessoa) também para a recolha de fundos. A organização do cocktail e jantar é a cargo da empresa Sócatering e do chef Hélio Loureiro, que irá apresentar um menu pensado especialmente para a ocasião.

A Comissão de Honra do Leilão de Arte do Kastelo integra diversas personalidades da cultura e da arte em Portugal nomeadamente Ana Pinho, da Fundação de Serralves, José Manuel Dias da Fonseca, da Casa da Arquitectura, Luísa Salgueiro, da Câmara Municipal de Matosinhos, Isabel Pires de Lima, ex-ministra da cultura, professora da Universidade do Porto, personalidades da cultura e de inegável prestígio e obra feita, em prol da arte em Portugal.

Uma iniciativa que pretende reunir pessoas, empresas e organizações com o objetivo de ajudar a tornar o Kastelo um espaço ainda mais adaptado às necessidades de crianças com deficiências profundas. Em que a angariação de receita irá permitir a concretização de alguns dos projetos da instituição, ainda não realizados, como a aquisição de uma máquina de Raios X.

O Kastelo é um projeto pioneiro em Portugal cujo principal propósito é reduzir o tempo de internamento das crianças no hospital e permitir, juntamente com as suas famílias, o acesso aos mais variados recursos em cada uma das fases da doença. O Kastelo, criado em 2016, tem como filosofia “Dar vida aos dias” procurando disponibilizar às crianças o acesso a terapias diárias como fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, um professor, educadora e profissionais de saúde (pediatras e enfermeiros) especializados na área da doença crónica.

As obras a leilão a favor do Kastelo apresentam valores a partir dos 200 euros até aos 6 mil euros provenientes de diversos artistas plásticos como Albuquerque Mendes, Alvarinho Siza, António Olaio, Ana Jotta, Ana Vidigal, Armando Alves, Baltazar Torres, Carlos Nogueira, Carrilho da Graça, Cristina Rodrigues, Cristina Mateus, Cristina Ataíde, Eduardo Souto Moura, Fernando Marques de Oliveira, Francisco Laranjo, Graça Morais, Graça Sarsfield, Gerardo Burmester, Gil Heitor Cortesão, Graça Pereira Coutinho, Ilda David, Isabel David, Isabel Cabral, Joana Rego, José Emídio, José de Guimarães, Jorge Martins, Jorge Curval, Joana Vasconcelos, João Onofre, João Santa Rita, João Jacinto, José Pedro Croft, Luís Vilhena, Luísa Mota, Luísa Penha, Manuel Casimiro, Manuel Porfírio, Manuel Rosa, Martim Brion, Mauro Cerqueira, Miguel Branco, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis, Noronha da Costa, Nuno Brandão Costa, Olga Noronha, Paulo Neves, Pedro Calapez, Pedro Cabrita Reis, Pedro Centeno, Pedro Proença, Pedro Tudela, Rita Magalhães, Rodrigo Cabral, Rosa Carvalho, Sá Coutinho, Sofia Areal, Siza Vieira, Sobral Centeno, Vera Mota, Zulmiro de Carvalho.