Língua portuguesa é a quarta mais usada no mundo

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de maio, é celebrado em diversas partes do mundo. Uma língua de mais de 265 milhões de falantes. Para as celebrações no Brasil, desloca-se o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Língua portuguesa é a quarta mais usada no mundo
Língua portuguesa é a quarta mais usada no mundo

A língua portuguesa é atualmente a quarta língua mais usada no mundo com um número de falantes superior a 265 milhões, nos cinco continentes. A Organização das Nações Unidas prevê que, dentro de 30 anos, o número de falantes do português seja de 400 milhões.

Atualmente o português é a língua mais falada no hemisfério sul. Língua oficial dos nove países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o português é também língua oficial em Macau e é a quinta língua com maior número de utilizadores na internet.

A importância do português como uma das línguas mais importantes a nível global levou, em novembro de 2019, a 40.ª Assembleia-Geral da UNESCO à decidir pela celebração, a 5 de maio de cada ano, do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Este ano, o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, acompanhado de uma delegação parlamentar, desloca-se ao Brasil entre os dias 4 e 7 de maio, para assinalar as comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa em representação de Portugal.

O programa das comemorações compreende uma série de iniciativas culturais em Brasília, Curitiba e São Paulo, nos dias 5, 6 e 7 de maio, respetivamente.

A deslocação constitui também uma oportunidade para encontros de Augusto Santos Silva com o Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco, e com o Presidente da Câmara dos Representantes, Deputado Arthur Lira.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa é uma oportunidade para inscrever a língua portuguesa nas diversas agendas globais, sejam culturais, académicas, diplomáticas ou até económicas, como afirmação da sua importância estratégica.

Dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros apontam para a realização, no dia 5 de maio, de uma centena e meia de atividades, à escala global. De entre estas destacam-se as celebrações que ocorrem nas diversas organizações, associações ou instituições da CPLP.

Em Portugal, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua organiza um evento comemorativo do Dia Mundial da Língua Portuguesa no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, um espaço simbólico, por também ser de promoção do português, e onde estará patente a exposição “Mulheres Saramaguianas”, evocativa do centenário do nobel português.

Neste Dia são também conhecidos os vencedores da III edição do concurso Dia Mundial da Língua Portuguesa. Uma parceria do Camões, da Porto Editora e do Plano Nacional de Leitura. No mesmo dia será lançada uma antologia com poesia de 70 poetas de língua portuguesa e o novo número da revista Camões.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa “traduz bem o reconhecimento internacional do seu grande valor e potencial, assumindo-se como um dos maiores ativos estratégicos dos países que a partilham”, sublinha o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, na mensagem a partilhar neste Dia, que volta a ser celebrado de forma mais próxima, após as limitações causadas pela pandemia de COVID-19 nos últimos dois anos.