Linha telefónica para ajudar cuidadores na área da demência

Serviço pioneiro de apoio aos cuidadores de pessoas com demência lançado pela Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra. Através do número 939 324 289 há acesso direto a um enfermeiro especializado em saúde mental.

Linha telefónica para ajudar cuidadores na área da demência
Linha telefónica para ajudar cuidadores na área da demência. Foto: CC0

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra (UPPC) anuncia a disponibilidade de serviço de apoio a cuidadores de pessoas com demência, através de linha telefónica. O serviço está disponível todos os dias das 9h00 às 21h00, incluindo fins de semana e feriados.

O atendimento é feito através do número 939 324 289 e o apoio é realizado por enfermeiro especializado em saúde mental, sem custos adicionais para o cuidador.

Joaquim Cerejeira, Diretor Clínico da Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra, referiu: citado em comunicado, que a iniciativa pretende “dar resposta imediata à necessidade de esclarecimentos dos cuidadores formais e informais de pessoas com demência e outras patologias do foro psiquiátrico”, e acrescentou: “Estaremos disponíveis para responder a questões gerais e a dúvidas sobre a forma de lidar como as pessoas com demência, mas também para encaminhar e auxiliar os cuidadores que necessitem de apoio psicológico.”

A UPPC esclarece que “a demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa”, e “a Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos.”

O mais recente estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que o número de população que sofre de demência deverá aumentar exponencialmente em 30 anos. Prevê-se que os atuais 50 milhões de doentes passem a 152 milhões até 2050, uma tendência que acompanha o gradual envelhecimento da população mundial, lembra a UPPC.

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra é uma unidade orientada para prestar cuidados de saúde e atividades de formação e de investigação, na área da Psiquiatria e saúde mental, de acordo com padrões de referência internacionais.