Lisboa adquire viaturas 100% elétricas para limpeza da cidade

Dez viaturas comerciais, FUSO eCANTER, produzidas pela Mitsubishi Bergé Portugal passam a equipar dez Juntas de Freguesia da cidade de Lisboa. As viaturas fazem parte de projeto-piloto que envolve mais cinco cidades fora de Portugal.

Lisboa adquire viaturas 100% elétricas para limpeza da cidade
Lisboa adquire viaturas 100% elétricas para limpeza da cidade. Foto: DR

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) recebe 10 veículos comerciais de mercadorias, modelo FUSO eCANTER, totalmente elétricos e produzidos pela Mitsubishi Bergé Portugal. Estes veículos fazem parte de um projeto-piloto em que estão envolvidas, para além de Lisboa, as cidades de Amesterdão, Berlim, Londres, Nova Iorque e Tóquio.

As dez viaturas são distribuídas por dez juntas de freguesia de Lisboa: Arroios, Avenidas Novas, Belém, Estrela, Misericórdia, Parque das Nações, Penha de França, Santa Maria Maior, Santo António e S. Vicente, e destinam-se ao apoio à limpeza urbana.

A CML justifica a aquisição das viaturas por a cidade enfrentar uma maior carga da pressão turística, e nesse sentido a despesa foi financiada pela Taxa Turística. Esta aquisição insere-se também, indicou a CML, na aposta num projeto que se enquadra na estratégia de mobilidade sustentável de Lisboa.

Estes veículos FUSO eCANTER são os primeiros do tipo comercial pesado de mercadorias, com zero emissões e zero ruído, 100% elétrico, com um peso bruto de 7.5 toneladas e uma autonomia real de 100 km.

O projeto de construção dos veículos é considerado de “substancial relevância para a economia portuguesa, uma vez que estas viaturas são produzidas em Portugal, no Tramagal, e futuramente serão exportadas para os mercados europeu e dos EUA.