Lisboa é semi-finalista a Capital Europeia da Inovação 2023

Lisboa está entre as seis cidades semi-finalista a Capital Europeia da Inovação 2023. A candidatura sob o tema “Lisboa Unicorn Capital” mostra o desenvolvendo da cidade em inovação nas mais diversas áreas, como o ambiente, cultura, economia e mobilidade.

Lisboa é semi-finalista a Capital Europeia da Inovação 2023
Lisboa é semi-finalista a Capital Europeia da Inovação 2023. Foto: Rosa Pinto

Lisboa é uma das cidades semi-finalistas candidatas ao título de Capital Europeia da Inovação 2023, a par de Istambul, na Turquia, Kyev e Lviv, na Ucrânia, Varsóvia, na Polónia, e Basaksehir, na Turquia. A distinção, atribuída pela Comissão Europeia, procura reconhecer as cidades que mais e melhor promovem a inovação nas respetivas comunidades.

Lisboa Unicorn Capital” é o tema da candidatura que a Câmara Municipal de Lisboa apresentou a cidade ao título de Capital Europeia da Inovação 2023. Uma candidatura assente no trabalho realizado pela cidade até ao momento, ilustrado e sustentado com dados estatísticos e métricas em termos de inovação nas mais diversas áreas, como o ambiente, cultura, economia e mobilidade.

Uma candidatura que integra a ideia de uma cidade “que é a casa e o espaço para todos os que acreditam, que arriscam e inovam, que empreendem e procuraram tornar possível o impossível, contribuindo, ao mesmo tempo, para a melhoria da qualidade de vida da comunidade”.

Trata-se de uma aposta para consolidar Lisboa como uma Fábrica de Unicórnios, como tem vindo a ser defendida pelo atual presidente da autarquia, Carlos Moedas.

“Nós somos capazes de ser os melhores em muitas áreas e devemos assumir a nossa ambição. É o que temos feito sem receios. A inovação é algo fundamental para o crescimento, competitividade e desenvolvimento da nossa sociedade. Lisboa é hoje um palco reconhecido na área da inovação e que tem tido uma enorme capacidade de atrair empresas e profissionais de todo o mundo”, referiu Carlos Moedas.

“Fazer parte desta seleção da Comissão Europeia é a prova e o reconhecimento de um trabalho intenso que tem sido feito para estar na linha da frente e colocar Lisboa como cidade da inovação”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal.

Para a Comissão Europeia, que atribui a distinção, “as cidades são o espaço natural para a inovação, e o meio ideal para refletir, propor, testar novas ideias e produtos, e assim melhorar a vida de seus habitantes.”

Depois da atual decisão de classificar Lisboa como uma das seis sem-finalistas, segue-se a fase de apuramento das três cidades finalistas, estando prevista para novembro de 2023 a divulgação da cidade vencedora do prémio criado em 2014.