Lisboa é um das três finalistas a Capital Europeia da Inovação 2023

Candidatura organizada pela Câmara Municipal de Lisboa ao título, para Lisboa, de Capital Europeia da Inovação 2023, está entre as três cidades finalistas. Lisboa é já reconhecida em inovação, com capacidade para atrair empresas e profissionais de todo o mundo.

Lisboa é um das três finalistas a Capital Europeia da Inovação 2023
Lisboa é um das três finalistas a Capital Europeia da Inovação 2023. Foto: Rosa Pinto

Lisboa é uma das três cidades finalistas candidatas ao título de Capital Europeia da Inovação 2023, a par de Lviv, na Ucrânia, e Varsóvia, na Polónia. A distinção é atribuída pela Comissão Europeia, que procura reconhecer as cidades que mais e melhor promovem a inovação nas respetivas comunidades.

A candidatura de Lisboa assenta na ideia em que a cidade é a casa e o espaço para todos os que acreditam, que arriscam e inovam, que empreendem e procuraram tornar possível o impossível, contribuindo, ao mesmo tempo, para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A candidatura, que tem como proponente a Câmara Municipal de Lisboa, aposta no desígnio de consolidar a capital portuguesa como uma Fábrica de Unicórnios, bandeira para a Inovação definida pelo atual Presidente do Município, Carlos Moedas.

“Nós somos capazes de ser os melhores em muitas áreas e devemos assumir a nossa ambição. É o que temos feito sem receios. A inovação é algo fundamental para o crescimento, competitividade e desenvolvimento da nossa sociedade”, referiu Carlos Moedas, citado em comunicado.

“Lisboa é hoje um palco reconhecido na área da inovação e que tem tido uma enorme capacidade de atrair empresas e profissionais de todo o mundo. Fazer parte desta seleção da Comissão Europeia é a prova e o reconhecimento de um trabalho intenso que tem sido feito para estar na linha da frente e colocar Lisboa como cidade da inovação”, concluiu o autarca de Lisboa.

A Comissão Europeia sublinha que “as cidades são o espaço natural para a inovação, e o meio ideal para refletir, propor, testar novas ideias e produtos, e assim melhorar a vida de seus habitantes.”

A divulgação da cidade vencedora deste prémio, criado em 2014, está prevista para novembro.