Lisboa está na corrida final do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade

Lisboa encontra-se entre as três cidades europeias finalistas do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2016. Lisboa foi escolhida pelos espaços públicos disponíveis para os peões. CE divulga vencedor a 20 de março.

Praça Duque de Saldanha, Lisboa
Praça Duque de Saldanha, Lisboa. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia (CE) acaba de revelar as três cidades europeias finalistas ao Prémio da Semana Europeia da Mobilidade e ao Prémio do Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável.

As três cidades finalistas ao Prémio da Semana Europeia da Mobilidade são Lisboa em Portugal, Malmö na Suécia e Skopje na antiga República jugoslava da Macedónia. A seleção foi tomada por um painel independente de peritos em mobilidade e transportes que elaborou uma lista de 10 candidatos e selecionou três finalistas de um total de 63 candidaturas de 23 países diferentes, indicou a CE.

Lisboa foi selecionada pela devido aos seus espaços públicos disponíveis a peões, enquanto Malmö pelas bicicletas como meio de transporte sustentável, e Skopje pelo serviço de partilha de viaturas (car-pooling) que ajuda os residentes a poupar dinheiro e a proteger o ambiente.

O Prémio da Semana Europeia da Mobilidade tem por finalidade destacar as cidades e as respetivas “autoridades locais que demonstram ter empreendido esforços significativos na promoção da mobilidade urbana sustentável”.

Para o Prémio do Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável o júri nomeou Bruxelas, na Bélgica, pelos seus sistemas logísticos inovadores, Budapeste na Hungria pela integração do transporte de bens e pessoas na estratégia global de mobilidade e Estocolmo, na Suécia, pela estratégia adotada de estímulo da economia local, limitando o impacto adverso do transporte urbano.

A CE indica que foram ainda reconhecidas as cidades de Berlim, na Alemanha, Nápoles, em Itália, Piatra Neamt, na Roménia, e Roterdão, na Holanda, pela qualidade das candidaturas apresentadas ao prémio.

O Prémio do Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável destina-se a reconhecer a capacidade das autoridades locais no desenvolvimento de um planeamento de mobilidade para dar resposta às diversas necessidades de transporte de pessoas e empresas, com aumento de qualidade de vida.

Os vencedores dos dois prémios serão anunciados por Violeta Bulc, Comissária europeia responsável pelos Transportes e por Daniel Calleja, Diretor-Geral da Direção-Geral do Ambiente, no dia 20 de março, em Bruxelas, durante a cerimónia de entrega dos prémios.