Lisboa já acendeu as luzes de Natal

Começa a ser tradição a grande árvore de luzes de Natal no Terreiro do Paço. Este ano todos os edifícios se iluminam, pelo que a atração pode levar à baixa pombalina muitos lisboetas e turistas.

Lisboa já acedeu as luzes de Natal
Lisboa já acendeu as luzes de Natal. Foto: Rosa Pinto

A grande árvore de luzes de Natal é agora uma nova atração no Terreiro do Paço, em Lisboa. Com uma altura equivalente a um edifício de 10 andares, apresenta a forma de um cone em que o interior é visitável, sendo um local atrativo para a recolha de imagens dado o seu efeito imersivo.

Eram aproximadamente 18h04 de 26 de novembro quando o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, ligou as luzes de Natal da cidade a partir do Terreiro do Paço. Do interior da grande árvore de luzes ouviram-se cânticos natalícios pelos coros dos funcionários do Tribunal de Contas e do Ministério da Educação.

Fernando Medina referiu que as decorações de luzes em mais de 30 avenidas, ruas e praças da cidade, utilizam mais de 2 milhões de leds e 164 quilómetros de cabo, e são uma ação “importante para o comércio local, para as atividades ao ar livre e de espaço público”.

A iniciativa das luzes decorativas da quadra natalícia, em Lisboa, é uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, União de Associações do Comércio e Serviços da região de Lisboa e Vale do Tejo (UACS) e a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC). Um trabalho que em 2016 envolveu um investimento de “cerca de 700 mil euros”, referiu Fernando Medina.

O Presidente da Câmara de Lisboa acrescentou ainda que “foi opção ter um investimento maior, iluminar mais ruas, de forma mais significativa, como forma também de apoio ao comércio local, e de apoio às atividades económicas”.