Lisboa vai ter duas unidades para testes à COVID-19

Câmara Municipal de Lisboa e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo abrem duas unidades de diagnóstico, em Lisboa, para testes de despistagem da COVID-19. Os testes vão ficar a cargo dos laboratórios Germano de Sousa e Unilabs.

Lisboa vai ter duas unidades para testes à COVID-19
Lisboa vai ter duas unidades para testes à COVID-19. Foto: © Rosa Pinto

A Câmara Municipal de Lisboa (CML), em conjunto com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, vai instalar duas unidades de diagnóstico da COVID-19, em Lisboa. Uma unidade é instalada na Escola Básica Quinta dos Frades, no Lumiar, e a outra será um Centro de Rastreio Móvel (drive-thru) no Parque das Nações.

Os testes de despistagem vão ficar a cargo dos laboratórios Germano de Sousa e Unilabs. A CML indicou que todos os cidadãos que tenham prescrição médica passada pelas unidades de saúde do SNS têm a acesso ao teste e que todos os testes vão ser gratuitos. As unidades vão estar abertas no fim da semana em curso.

A Escola Básica Quinta dos Frades vai permitir realizar entre 300 a 400 testes. Para isso vai contar com dois médicos e seis técnicos laboratoriais. O Centro de Rastreio Móvel, vai ficar instalado no parque de estacionamento junto à Rua Vitorino Magalhães Godinho, e terá capacidade para 150 análises diárias. O número pode aumentar de acordo com as necessidades.

As duas unidades de diagnóstico inserem-se numa rede de 10 unidades, a serem instaladas nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito da rede partilhada de recursos entre os seus 18 municípios.