Lisboa vista numa perspetiva de identidade europeia – percursos culturais

Três percursos que apresentam Lisboa como cidade europeia. Uma cidade que influenciou e recebeu influências ao longo do tempo. Uma cidade que se construiu com marcas culturais que são visíveis nos seus edifícios mas também nas suas vivências.

Lisboa vista numa perspetiva de identidade europeia - percursos culturais
Lisboa vista numa perspetiva de identidade europeia - percursos culturais. Foto: Rosa Pinto

No Ano Europeu do Património Cultural, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a EUNIC Portugal, uma rede que reúne institutos culturais nacionais e embaixadas da União Europeia, organizam três percursos culturais em Lisboa. O objetivo da iniciativa é sensibilizar para a importância do património cultural europeu comum no reforço da identidade europeia.

Os percursos são “ancorados em lugares de memória, destacando ligações a diversos países da Europa, com abordagem de incidência histórica e cultural e foco em lugares diretamente associados a essa ligação”. Os percursos pedestres realizam-se com o Centro Nacional de Cultura e têm lugar a 16, 23 e 30 de novembro de 2018.

Dia 16 de novembro de 2018 às 14h30: Lisboa – Porta da Europa

O percurso abrange a Praça do Comércio, Frente Ribeirinha, Baixa Pombalina e o Rossio (Praça D. Pedo IV).

Neste percurso Lisboa surge cidade portuária e mercantil, a cidade dos Descobrimentos – a Europa ao encontro do Mundo, e uma cidade de “cientistas, mercadores, banqueiros, tipógrafos e artistas europeus”, mas também são abordadas: figuras e factos relevantes, bem com edifícios emblemáticos.

Uma Lisboa Iluminista, o terramoto de 1755 e a cidade pombalina, bem como ecos do terramoto na Europa, influências e contributos da Europa para a reconstrução da cidade, pensamento, diplomacia, ciência e arte e ainda figuras e factos relevantes, bem como edifícios emblemáticos.

Dia 23 de novembro de 2018 às 14h30: Lisboa – Montra da Europa

O percurso abrange o Chiado, Bairro Alto e S. Pedro de Alcântara.

Neste percurso Lisboa é vista como cidade cosmopolita: diversidade cultural e interculturalidade; os “ecos da Europa” no contexto da sociedade urbana do Liberalismo e da República; livrarias, cafés, teatros, jornais e outros lugares de sociabilidade e tertúlia cultural; vivências e ambiências culturais no espaço público; escritores, arquitetos, artistas plásticos, músicos e outros criadores; figuras e factos relevantes; edifícios emblemáticos.

Dia 30 de novembro de 2018 às 14h30: Lisboa – Caminhos da Europa

O percurso abrange os Restauradores, Avenida da Liberdade, Praça Marquês de Pombal e Parque Eduardo VII.

Neste percurso Lisboa é vista como uma cidade em transformação urbana; do Passeio Público ao novo “boulevard” oitocentista; tradição e inovação; influências e modelos internacionais; modernidade social e modernidade artística; urbanismo, arquitetura e artes; diversidade e singularidades; figuras e factos relevantes; edifícios e espaços representativos.

Os três percursos urbanos pedestres têm a duração de 2h30 e são acompanhados por um guia oficial do Centro Nacional de Cultura com comentários em língua portuguesa. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no sítio Web, https://ec.europa.eu/portugal/registration_1_pt, e limitada a um número máximo de 20 participantes por percurso.