LivingLab Matosinhos na fase final dos European Enterprise Promotion Awards

LivingLab Matosinhos é um dos projetos nacionais na fase final dos European Enterprise Promotion Awards. O projeto consiste na criação de um bairro inteligente de carbono-zero envolvendo diversas entidades, tecnologias e um novo conceito de créditos de recompensa.

LivingLab Matosinhos na fase final dos European Enterprise Promotion Awards
LivingLab Matosinhos na fase final dos European Enterprise Promotion Awards

O projeto LivingLab Matosinhos, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e o CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, para a criação de um bairro inteligente de carbono-zero, é um dos vencedores da fase nacional dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial (EEPA, de European Enterprise Promotion Awards) são uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa. Em Portugal a iniciativa é coordenada pelo IAPMEI.

O concurso, que decorre anualmente, procura identificar os projetos que melhor possam contribuir para o desenvolvimento económico e para o emprego das regiões. Numa primeira fase foi feita uma seleção a nível nacional que leva à escolha de dois projetos para irem à final europeia.

LivingLab vence galardão nacional dos EEPA

Este ano, o LivingLab venceu na categoria de Apoio ao Desenvolvimento de Mercados Ecológicos e à Eficiência dos Recursos. Coube à presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, receber o galardão em cerimónia que decorreu em Vila Nova de Gaia. No evento esteve, também, presente o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann.

“O projeto LivingLab Matosinhos constitui uma das principais apostas estratégicas de Matosinhos”, indicou Luísa Salgueiro, citada em comunicado, e acrescentou: “O nosso projeto visa a criação de um laboratório vivo, neutro em carbono, numa zona central de Matosinhos, para teste e experimentação de soluções, produtos e serviços sustentáveis e inovadores. Porque só temos uma Terra e os efeitos das alterações climáticas já estão a suceder, Matosinhos está a fazer caminho.”

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos concluiu referindo: “É com grande orgulho que iremos representar Portugal a nível internacional nestes European Enterprise Promotion Awards 2018”.

Um laboratório de testes

Para José Pedro Rodrigues, vereador da Mobilidade, “o LivingLab de Matosinhos pretende ser um espaço de desenvolvimento de soluções de inteligência urbana, que permitirá ao município testar e monitorizar projetos, sobretudo na área da mobilidade, mas com expressões também ao nível de eficiência energética em edifícios e espaços públicos, diminuindo o consumo de energia e promovendo a mobilidade urbana sustentável.”

Depois de testadas no LivingLab, as tecnologias podem vir a ser implementadas no restante espaço urbano. O projeto vai envolver os cidadãos “na criação e experimentação de tecnologias mais limpas e inteligentes, sendo ainda objetivo do projeto a dinamização da atividade económica, sobretudo das PME, com projetos associados a soluções de baixo carbono”, indicou o vereador.

Em Matosinhos, na área compreendida entre a Rua de Goa e a Rua Conde Alto Mearim, vão ser instalados e testados diversos sistemas e soluções tecnológicas, como um carregador rápido para veículos elétricos, desenvolvido pela Efacec, uma rede de cacifos eletrónicos para bicicletas ligada à rede de transportes públicos, um sistema de pagamento de estacionamento e suporte ao comércio local, informação em tempo real sobre a rede de transportes, e candeeiros que medem emissões de carbono, e ainda um pavimento gerador de energia que reduz automaticamente a velocidade dos veículos.

Catarina Selada, responsável do CEiiA City Lab, esclareceu, citada em comunicado, que “o LivingLab de Matosinhos pretende ser um espaço de teste, experimentação, demonstração e apropriação, em contexto real, de soluções tecnológicas, organizacionais e sociais integradas na interseção entre mobilidade, energia, ambiente, edifícios e conetividade orientadas para a descarbonização da cidade.”

O projeto, em que os cidadãos desempenham o papel mais importante, tem, para além da Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e do CEiiA, o envolvimento de empresas como o Porto de Leixões, STCP, Metro do Porto, Efacec, e Universidade do Porto.

Um projeto em desenvolvimento

O LivingLab está já em andamento com a CMM a optar por veículos elétricos, um edifício experimental em funcionamento que assenta na energia solar e, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, foi apresentado o primeiro teste de um sistema de iluminação pública inteligente, um sistema de partilha de bicicletas a ter início em outubro, bem como um sistema de monitorização do trânsito em tempo real.

Uma das caraterísticas inovadoras e diferenciadora do LivingLab é a monitorização e avaliação, em tempo real, das emissões de carbono e, assim, do conhecimento desses dados no impacto na cidade. Uma capacidade que advêm da parceria com a plataforma de gestão de mobilidade do CEiiA – o mobi.me.

O mobi.me tem como objetivo criar um sistema de recompensas baseado numa conta de sustentabilidade, dada pela adoção pelos cidadãos de modos de mobilidade sustentáveis.

Um novo conceito de recompensa para munícipes

O conceito de recompensa assente em créditos (AYR Credits) que podem ser convertidos em serviços fornecidos pelo município, ou outros, como minutos de bikesharing, por exemplo. A conta de AYR Credits pode vir a ser registada numa aplicação para smartphone que contabiliza em tempo real a poupança de emissões de carbono e a converte em créditos. A poupança de emissões derivada da utilização de modos de transporte sustentáveis são traduzidos em créditos para o cidadão.

Num cálculo global, através do mobi.me, já foram contabilizadas poupanças de mais de 2.800 toneladas de CO2, num total de 500 mil utilizadores, dados que permitiram desenvolver, em Matosinhos, o projeto-piloto dos AYR Credits. Com o aumento do número de utilizadores, veículos e operadores associados ao mobi.me, os promotores da iniciativa estimam uma poupança adicional de 6.700 toneladas de CO2 até 2020.