Livro sobre Hospitais e Saúde entre Brasil e Portugal apresentado em Fafe

Depois de apresentada no Brasil, a obra “Hospitais e Saúde no Oitocentos: diálogos entre Brasil e Portugal” é apresentada em Portugal, em Fafe. O historiador Daniel Bastos é um dos investigadores envolvidos na elaboração do livro.

Livro sobre Hospitais e Saúde entre Brasil e Portugal apresentado em Fafe
Livro sobre Hospitais e Saúde entre Brasil e Portugal apresentado em Fafe

O livro “Hospitais e Saúde no Oitocentos: diálogos entre Brasil e Portugal” é apresentado em Fafe. Uma obra de referência na área da História e Saúde, que é resultado de um conjunto de trabalhos elaborados por investigadores luso-brasileiros sobre arquitetura, urbanismo, património cultural e saúde no séc. XIX.

O livro é apresentado no dia 4 de junho, terça-feira, às 17h30 no salão nobre da Santa Casa da Misericórdia de Fafe, uma das maiores instituições sociais do Norte de Portugal.

A apresentação do livro está a cargo do historiador português Daniel Bastos, e do arquiteto e urbanista brasileiro Renato Gama-Rosa, do Departamento de Património Histórico da Casa de Oswaldo Cruz, um dos organizadores do livro, em conjunto com a docente brasileira Cybelle Salvador Miranda, da Universidade Federal do Pará.

Um dos sete capítulos do livro, onde os cientistas sociais luso-brasileiros revisitam a benemérita rede de dezenas de associações de beneficência fundadas por emigrantes portugueses na transição do séc. XIX para o séc. XX, e que ainda hoje são instituições de referência no Brasil, principal destino da emigração lusa na época, é assinado pelo historiador Daniel Bastos com o título “O Hospital da Misericórdia de Fafe e a Contribuição da Benemerência Brasileira em Portugal no Século XIX”.

O investigador Daniel Bastos que tem sido alicerçado no seio da Lusofonia destaca o concelho de onde é natural como uma construção contemporânea dos “brasileiros de torna-viagem”, enquadrando o Hospital da Misericórdia de Fafe. Um Hospital que desempenha um papel estruturante no campo social local, como uma obra paradigmática da benemerência brasileira oitocentista, gizada a partir do modelo arquitetónico da “Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro”.

O livro é publicado pela editora Fiocruz. Uma editora que concentra a maior parte dos lançamentos da Fundação Oswaldo Cruz, a mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, e uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública, localizada no Rio de Janeiro.

Trata-se da primeira apresentação do livro em Portugal. Uma apresentação que ocorre após o lançamento no Brasil, no início do ano, no Rio de Janeiro, na Fundação Oswaldo Cruz, e posteriormente em Belém, na Universidade Federal do Pará.