Luís Fonseca vence concurso “Mistura Beirão” com Cocktail “Bérrio”

Prémio de Melhor Cocktail do concurso “Mistura Beirão” atribuído ao barman Luís Fonseca. O cocktail é uma mistura de Licor Beirão com cardamomo e gengibre. Para além da distinção o prémio inclui uma viagem ao Nightclub & Bar Show de Las Vegas.

Luís Fonseca vence concurso “Mistura Beirão” com cocktail “Bérrio”
Luís Fonseca vence concurso “Mistura Beirão” com cocktail “Bérrio”. Foto: DR

Cardamomo, gengibre ou curcuma e Licor Beirão, ingredientes do cocktail que venceu o maior concurso de barmen do país, o “Mistura Beirão”. Uma mistura que agradou ao paladar, mas também o olfato e a visão do painel de jurados exigentes.

A mistura de algumas especiarias trazidas pelos navegadores, a que foi atribuída a designação “Bérrio”, fazendo homenagem à descoberta do caminho marítimo para as índias, tendo sido a embarcação “Bérrio”, a primeira a regressar a Lisboa após a descoberta.

Num concurso em que os participantes são dotados de elevada qualidades a escolha não foi fácil e foram vários os cocktails que, durante a competição, mereceram os melhores elogios, mas o júri deliberou e encontrou o vencedor de mais uma edição do Mistura Beirão: Luís Fonseca, do Bar do Restaurante Pesca.

Luís Fonseca foi galardoado com o prémio de Melhor Cocktail, e premiado com uma viagem ao Nightclub & Bar Show de Las Vegas, EUA, o maior evento do mundo dos bares. O vencedor referiu: “Fiquei muito surpreendido. O meu objetivo era ir à final e fazer boa figura, tendo em conta que era a primeira competição em que participava. Também queria conhecer os restantes finalistas, pois já conhecia o seu trabalho, mas nunca tinha estado com eles pessoalmente. A vitória foi a cereja no topo do bolo”.

“A minha inspiração partiu daquilo que representa os valores do Licor Beirão, ou seja, o orgulho nacional. A descoberta do caminho marítimo para a Índia faz parte deste orgulho e, por isso, deixei-me levar por este tema. Agarrei nas especiarias que os navegadores conseguiram recolher e comecei a construir o cocktail”, explicou Luís Fonseca.

José Redondo, Sócio-gerente do Licor Beirão, referiu: “Não podíamos estar mais satisfeitos com a edição deste ano do Mistura Beirão”, e acrescentou: “Tivemos mais de 500 participantes, dos quais conseguimos, com dificuldade, escolher 12, o que mostra a versatilidade das nossas bebidas e confirma que o potencial do Licor Beirão e do Beirão D’Honra é tão grande como a criatividade de quem prepara e consome as bebidas”.

O concurso decorreu na Lousã, na unidade do “licor mais famoso de Portugal”, onde os 12 finalistas mostraram a versatilidade do Licor Beirão e Beirão D’Honra, através de um desfile de inovação em forma de cocktails.

Para além do prémio de Melhor Cocktail, foi atribuído o Prémio Viralidade, a Kevin Louçano, autor do cocktail Eannes, que conquistou mais votos nas redes sociais e que, por isso, levou para casa um curso de Mixologia com Luca Ciapponi. O Prémio Visibilidade atribuído a Helena Pereira, pelo cocktail Essência, com o direito a acompanhar o Licor Beirão em todos os eventos de bar fora de Portugal.

Nesta final do “Mistura Beirão” os participantes visitaram a Quinta do Meiral, de onde saem as garrafas de Licor Beirão e Beirão D’Honra, conhecidas dos portugueses, e o emblemático Castelo da Lousã onde “se conheceu o rei do mundo dos cocktails nacionais”, e onde decorreu a festa que animou os convidados pela noite dentro.