Lux Film Days 2019: Cinemateca exibe filmes dos finalistas ao Prémio Lux do PE

Os três filmes dos finalistas ao Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu de 2019 são exibidos na Cinemateca, em Lisboa, nos dias 19, 20, 21 de novembro, pelas 19h00, no Lux Film Days 2019.

0
Lux Film Days 2019: Cinemateca exibe filmes dos finalistas ao Prémio Lux do PE
Lux Film Days 2019: Cinemateca exibe filmes dos finalistas ao Prémio Lux do PE

A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, exibe os três filmes finalistas ao Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu (PE), de 19 a 21 de novembro, por ocasião dos Lux Film Days 2019.

Cold Case Hammarskjöld é o primeiro filme a ser projetado, na terça-feira, 19 de novembro, às 19h00. Do realizador dinamarquês Mads Brügger. O filme explora o debate sobre a morte de Dag Hammarskjöld, antigo secretário-geral da ONU, em 1961, na sequência de um misterioso acidente de aviação.

Os Lux Film Days prosseguem na quarta-feira, 20 de novembro, às 19h00, com a exibição de Deus existe, o seu nome é Petrunija, de Teona Strugar Mitevska. O filme conta a história de uma jovem que decide participar numa cerimónia religiosa interdita a mulheres, reivindicando o direito à sorte que está reservado aos homens.

El Reino, de Rodrigo Sorogoyen, encerra os Lux Film Days em Lisboa, na quinta-feira, 21 de novembro, às 19h00. Esta coprodução de Espanha e França aborda a corrupção no mundo da política ao retratar a vida de Manuel López Vidal, um político regional que se vê envolvido num escândalo de corrupção que ameaça a sua trajetória rumo ao sucesso.

O Lux é o prémio de cinema do Parlamento Europeu criado em 2007 para promover a produção cinematográfica europeia, fomentando a distribuição de filmes europeus na UE e estimulando o debate em torno de temas atuais. De outubro de 2019 a fevereiro de 2020, os filmes finalistas serão exibidos em vários festivais ou salas de cinema em diferentes países europeus.

Todos os anos são nomeados três finalistas entre os filmes europeus cujo conteúdo verse a atualidade da integração europeia e temáticas controversas. Os finalistas são legendados nas 24 línguas oficiais da UE, o que representa uma mais-valia facilitadora da integração destes filmes no circuito comercial europeu.

A escolha do filme vencedor é feita pelos eurodeputados e será anunciada a 27 de novembro, na sessão plenária do PE em Estrasburgo.

Os Lux Film Days levaram já os finalistas de 2019 aos cinemas do Funchal. O ciclo de cinema continuará em novembro e dezembro, em Braga e no Porto.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!