Maiores veleiros do mundo estão em Lisboa

Veleiros da ‘The Tall Ships Races’ já se encontram em Lisboa, depois de terem iniciado a regata em Antuérpia. A capital portuguesa é a segunda cidade a receber os veleiros. Segue-se Cádiz e Corunha.

Grandes Veleiros
Grandes Veleiros. Foto: Rosa Pinto

Em Lisboa os veleiros da ‘The Tall Ships Races’ vão estar no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, em Santa Apolónia, de 22 a 25 de julho, onde podem ser visitados. Cerca de 50 grandes veleiros, alguns deles os maiores do mundo, constituem o que é considerado o maior festival náutico gratuito da Europa.

Ao longo de quatro dias, os visitantes podem subir a bordo e conhecer os gigantes dos mares oriundos de várias nacionalidades. Para além da visita aos veleiros, que vão estar atracados ao longo do cais, os visitantes têm ao dispor uma grande variedade de atividades, que inclui música ao vivo nos dias 22 a 24, a partir das 19 horas e até à 1 hora da manhã.

De acordo com a organização, no dia 23 irá ocorrer o desfile das tripulações com a entrega de prémios, entre as 16 horas e as 18 horas. No dia 24, às 22 horas, haverá fogo-de-artifício junto aos veleiros, e no dia 25 será o grande desfile no Tejo, a partir das 15 horas.

A organização prevê mais de 1 milhão de visitantes e por isso aconselha que a deslocação para os locais dos eventos seja feita recorrendo aos transportes públicos. Para facilitar a deslocação a CP criou um bilhete especial de 2 euros para as deslocações na linha de Cascais – Cais do Sodré.

Com base nos números da última ‘The Tall Ships Races’ de 2012, em 2016 espera-se que o evento tenho um efeito económico superior a 9 milhões de euros e que mais de 4.500 estrangeiros visitem Lisboa especificamente devido ao evento.