Maioria das crianças portuguesas não consome o mínimo de fruta e legumes

Em Portugal a maioria das crianças não consome as quantidades mínimas de fruta e legumes, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. As crianças que participaram nos projetos ‘Heróis da Fruta’ passaram a consumir mais fruta e legumes.

Consumo de fruta pelas crianças
Consumo de fruta pelas crianças. Foto: Jorge Padeiro / AgenciaZero.Net

Um estudo recente da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) concluiu que em Portugal 65% das crianças, entre os 2 e os 10 anos, não ingere as três porções de fruta e as duas porções de legumes mínimas diárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a APCOI o estudo indica que as crianças do grupo etário dos 6 aos 7 anos são as que menos consomem de fruta e de legumes, com 68,2% destas crianças a não atingirem os consumos mínimos definidos pela OMS.

De região para região o consumo de fruta e legumes entre as crianças apresenta diferenças. A Região dos Açores apresentou a maior percentagem de crianças com consumo inferior às recomendações, ou seja, 84,7% não consome o mínimo indicado pela OMS, seguindo-se a Região do Algarve com 78,2%, a Região da Madeira com 69,8%, a Região de Lisboa e Vale do Tejo com 66,8%, as Regiões do Norte e do Alentejo ambas com 63,4% e a Região Centro com 62,5%.

O estudo indica que 85,8% dos alunos almoça diariamente no refeitório da escola e que mais de metade desses alunos, ou seja, 54,5% referiu não incluir legumes no prato e por isso não satisfazem o consumo mínimo recomendado, que é de pelo menos 2 porções de legumes por dia.
Verifica-se haver relação entre obesidade e consumo de legumes, indicando o estudo que as crianças obesas são as que menos legumes ingerem, com uma prevalência de 38,3% de consumo inferior às recomendações.

Mudanças nos hábitos dos alunos participantes no projeto ‘Heróis da Fruta’

A APCOI esclareceu que os efeitos da implementação da 6ª edição do projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’ tem provocado alterações de hábitos alimentares dos alunos participantes. Os dados recolhidos após as 12 semanas de participação no projeto ‘Heróis da Fruta’ permitiu observar que globalmente 41,9% das crianças aumentou o seu consumo diário de fruta.

O projeto permitiu também observar que 43,3% das crianças terminaram a sua participação no projeto com um consumo de fruta de acordo com as recomendações da OMS, correspondendo a uma subida de 12,2% comparativamente com os hábitos de consumo que mantinham no momento inicial do projeto.

Verificou-se um aumento no consumo, de três ou mais porções de fruta após a implementação do projeto, com a Região do Algarve a registar a maior subida com um aumento de 17,3%, seguindo-se a Madeira com um aumento de 15,4%, a região Norte com mais 15%, Lisboa e Vale do Tejo com 12,4%, o Centro com 10,6%, os Açores com 10% e o Alentejo com 8,3%.

Metodologia do Estudo

O estudo de investigação da APCOI foi realizado junto dos alunos participantes na 6ª edição do projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’ no ano letivo 2016-2017, envolvendo 17.698 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos de 388 estabelecimentos de ensino pertencentes a 139 concelhos dos 18 distritos continentais e das duas regiões autónomas: Açores e Madeira.

A recolha de dados foi feita através da aplicação de um questionário antes e depois das 12 semanas de intervenção do projeto e foi reportada à APCOI pelos professores. A recolha de dados decorreu entre os dias 16 de outubro de 2016 e 20 de janeiro de 2017.

Inscrições abertas para a 7ª edição do projeto ‘Heróis da Fruta’

Depois do sucesso obtido no último ano letivo, já estão a decorrer as inscrições para a 7ª edição do projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’ que pretende continuar a melhorar os hábitos alimentares das crianças nas escolas.

Para a 7ª edição do projeto, o tema é ‘Comer legumes para aumentar os super poderes’ referiu Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, e acrescentou: “Tendo em conta as impressionantes estatísticas de sucesso obtidas nos anos letivos anteriores em relação ao aumento do consumo de fruta nas crianças participantes, será muito interessante estender estes resultados positivos aos legumes e conseguir pôr as crianças portuguesas a comer mais saladas e vegetais no prato, ao almoço e ao jantar, todos os dias.”

A adesão à 7ª edição do projeto ‘Heróis da Fruta’ é gratuita e está disponível para jardins-de-infância, escolas de 1º ciclo do ensino básico, bibliotecas escolares e ATL’s, públicos ou privados, sendo apenas necessária uma inscrição através do endereço www.heroisdafruta.com até ao dia 13 de outubro de 2017.