Mais 24 Universidades Europeias com 7 instituições portuguesas

Comissão Europeia seleciona mais 24 novas Universidades Europeias, que acrescem às 17 selecionadas em 2019. O orçamento é de 287 milhões de euros para as 41 Universidades Europeias, com verbas dos programas Erasmus+ e Horizonte 2020.

Mais 24 Universidades Europeias com 7 instituições portuguesas
Mais 24 Universidades Europeias com 7 instituições portuguesas. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia revelou hoje as novas 24 Universidades Europeias que se juntam às primeiras 17 alianças de instituições de ensino superior já selecionadas em 2019. As Universidades Europeias são alianças transnacionais de instituições de ensino superior de toda a União Europeia (UE) que se unem em benefício dos estudantes, dos professores e das sociedades.

Participação portuguesa

Das 24 Universidades Europeias fazem parte o Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico do Cavado e do Ave, Universidade de Coimbra, Universidade Lusófona e a Universidade da Beira Interior.

As Universidades Europeias são dotada de apoio financeiro a título dos programas Erasmus+ e Horizonte 2020. Uma iniciativa que reforça a qualidade, a inclusão, a digitalização e a atratividade do ensino superior europeu.

Margaritis Schinas, Vice-Presidente da Promoção do Modo de Vida Europeu, referiu: “Hoje a Comissão dá uma resposta forte ao pedido dos estudantes de maior liberdade para estudar em toda a Europa, ao pedido dos professores e investigadores de melhorar a partilha de conhecimentos e ao pedido das instituições de ensino superior de juntar recursos. Com 41 Universidades Europeias, envolvendo 280 instituições e apoios no valor de 287 milhões de euros do orçamento da UE, o Espaço Europeu da Educação está a tornar-se uma realidade tangível para muitos.”

Mariya Gabriel, Comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, referiu: “Constato com grande satisfação que um leque diversificado de instituições de ensino superior de todos os Estados-Membros e outras regiões do mundo participa atualmente nas 41 Universidades Europeias. A pandemia de COVID-19 demonstrou que uma cooperação mais estreita transfronteiras, transdisciplinar e transcultural é a única forma de recuperar da crise e aumentar a resiliência. Estas Universidades Europeias constituem um pilar essencial do Espaço Europeu da Educação.”

Seleção das Universidades Europeias

As 24 Universidades Europeias foram selecionadas entre 62 candidaturas, e incluem 165 instituições de ensino superior de 26 Estados-Membros e de outros países participantes no programa Erasmus+. Estas universidades vão permitir aprofundar a cooperação entre as respetivas instituições, os seus estudantes e pessoal, e partilhar recursos físicos e os cursos online, conhecimentos especializados, dados e infraestruturas. Com uma colaboração mais estreita, as Universidades vão reforçar a sua capacidade para superar os desafios durante e após o período de recuperação e promover uma transição ecológica e digital inclusiva em benefício dos seus estudantes e de todos os europeus.

Resultados das primeiras 17 Universidades Europeias

A Comissão Europeia realizou recentemente um inquérito sobre as 17 Universidades Europeias já existentes, que tinham sido selecionadas em 2019.

Os resultados mostram que 96 % das instituições consideram que estariam mais bem preparadas para enfrentar a pandemia do coronavírus se a sua Universidade Europeia já estivesse plenamente operacional (estas universidades só começaram há 6 ou 9 meses).

Mais de 60 % dos inquiridos consideram que fazer parte de uma Universidade Europeia já foi útil para resolver as atuais dificuldades relacionadas com a crise. Os bons exemplos incluem a criação de campus interuniversitários virtuais, oferecendo cursos mistos conjuntos e unidades didáticas comuns integradas nos programas de todas as universidades participantes.

As Universidades Europeias também pretendem a apoiar a aprendizagem ao longo da vida, proporcionando aos discentes de todas as idades a oportunidade de obter microcredenciais, atribuídas após concluírem cursos ou módulos de curta duração.

As Universidades Europeias incluem diferentes tipos de instituições de ensino superior, desde centros de ciências aplicadas, institutos técnicos e escolas de cinema e comunicação social até universidades com cursos nos vários domínios e programas avançados de investigação.

Abrangência das Universidades Europeias

A iniciativa vai envolver cerca de 280 instituições de ensino superior de todos os Estados-Membros e de outros países, localizadas não só nas capitais, mas também nas regiões europeias mais remotas. Cada aliança é composta, em média, por sete instituições de ensino superior. Embora algumas alianças sejam abrangentes e cubram todas as disciplinas, outras incidem, por exemplo, no desenvolvimento sustentável, na saúde e no bem-estar, na digitalização e inteligência artificial, na arte, na engenharia ou no espaço.

Financiamento das Universidades Europeias

No total, está disponível um orçamento até 287 milhões de euros para estas 41 Universidades Europeias. Cada aliança recebe até 5 milhões de euros do programa Erasmus+ e até 2 milhões de euros do programa Horizonte 2020, por um período de três anos, para começar a executar os seus planos e preparar o caminho para outras instituições de ensino superior em toda a UE.

O financiamento proveniente de ambos os programas constitui um passo importante para uma maior interação entre o Espaço Europeu da Educação e o Espaço Europeu da Investigação. Os progressos alcançados por cada aliança são atentamente monitorizados.

No âmbito do próximo orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027, a Comissão propôs-se implementar as Universidades Europeias no quadro do programa Erasmus, em sinergia com o Horizonte Europa e outros instrumentos da UE.