Mais de 400 especialistas em Podologia de Portugal e Espanha reúnem em Guimarães

Mais de 400 especialistas em Podologia de Portugal e Espanha reúnem em Guimarães
Mais de 400 especialistas em Podologia de Portugal e Espanha reúnem em Guimarães

Especialistas em podologia de Portugal e Espanha reúnem em Guimarães onde vão debater e partilhar conhecimento, inovação e atualização científica, reforçando a cooperação e troca de experiências no espaço ibérico.

A iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Podologia a realizar de 14 a 16 de maio no Centro Cultural Vila Flor inclui o XXI Congresso Nacional de Podologia e as VII Jornadas Ibéricas, com o patrocínio científico de universidades, nacionais e estrangeiras, onde se destaca a prestigiada Universidade de Barcelona. Entidades que contribuem para a excelência do conhecimento e inovação clínica com evidência científica.

A Bastonária da Ordem dos Podologista de Espanha, Elena Carrascosa e do presidente da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado (APESP), António Almeida Dias, irão contribuir também para um debate sobre a qualidade do ensino em podologia, assim como na criação de especialidades na área clínica.

O encontro contará na sua Sessão Solene com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, o que mostra a relevância institucional da iniciativa e a crescente afirmação da Podologia no contexto da saúde em Portugal.

De acordo com a APP a prescrição de medicamentos de ação podológica e a criação da Ordem dos Podologista são temas de relevada importância no debate, garantindo o tratamento mais adequado ao doente e garantindo a especialização e a regulação da profissão de podologista em Portugal.

“Ao longo destes dois dias, propõe-se uma abordagem integrada que cruza ciência, prática clínica e reflexão estratégica sobre o futuro da profissão, demonstrando uma clara aposta na multidisciplinaridade e na evidência científica e um convite à reflexão sobre o posicionamento atual e futuro da Podologia no contexto ibérico”, referiu, citado em comunicado, Manuel Portela, presidente da APP.

“Este congresso afirma-se, assim, como um espaço de excelência para atualização de conhecimentos, partilha de experiências e consolidação de uma visão clínica mais integrada, humana e orientada para os desafios do presente e do futuro”, acrescentou o responsável da APP.

Do programa do Congresso fazem parte debates sobre temas das mais diversas áreas, como: Biomecânica, Cirurgia Podológica, Diagnóstico da patologia da pele, Pé Diabético, Podologia Pediátrica, Podologia Desportiva. O evento contará ainda com apresentação e discussão de casos clínicos e uma componente formativa composta por quatro cursos pré congresso.

Entre os participantes no XXI Congresso Nacional de Podologia encontram-se nomes de referência na área da Podologia, onde se destacam: António Zalacaín, Laura Perez, Miguel Vigil, Fafael Rayo, Alfonso Martinez, Miguel Oliveira, Vitor Hugo Oliveira e Liliana Avidos.