Mais de 86% dos alunos estudava duas ou mais línguas estrangeiras, em 2015

Portugal era o décimo país da União Europeia com maior percentagem de alunos do terceiro ciclo a aprender, em 2015, duas ou mais línguas estrangeiras. O inglês e o francês eram as línguas dominantes.

0
2
Partilhas
Parque das Nações, em Lisboa
Parque das Nações, em Lisboa. Foto: Rosa Pinto

Em Portugal mais de 363,6 mil alunos do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade (terceiro ciclo de ensino) estudavam pelo menos um língua estrangeira, em 2015, ou seja, 95,9% dos alunos. Destes alunos, 9,1% estudava apenas um língua e 86,8% estudavam duas ou mais, indica o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, o Eurostat.

A língua mais estudada pelos alunos era o inglês, com um total de 93,9%, e em segundo lugar a língua francesa por 66,6% dos alunos.

Na União Europeia (UE), mais de 17 milhões de alunos do terceiro ciclo do ensino estudavam, pelo menos, uma língua estrangeira em 2015, correspondendo a 98,6% de todos os alunos do terceiro ciclo de ensino. Destes, mais de 10 milhões estudavam duas ou mais línguas, ou seja, 58,8% dos alunos.

A língua inglesa foi a língua mais popular no terceiro ciclo do ensino, tendo sido estudada por quase 17 milhões de alunos, ou seja, 97,3%, a língua francesa veio em segundo lugar ao ser estudada por 5 milhões de alunos, correspondendo a 33,8%, seguida da língua alemã com 3 milhões de alunos ou 23,1% e a espanhola com 2 milhões de alunos, ou 13,6%.

No Luxemburgo, em 2015, todos ou quase todos os alunos do terceiro ciclo do ensino aprendiam pelo menos duas línguas estrangeiras, na Finlândia eram 98,4%, na Itália chegava a 95,8%, Estónia atingia os 95,4% e na Roménia eram 95,2%.

Na Hungria apenas 6% dos alunos estudavam duas ou mais línguas e na Áustria o número não passava dos 8,8%.

Inglês, Francês e Alemão são as línguas estrangeiras mais estudadas na UE

O inglês é a principal língua estrangeira estudada até ao terceiro ciclo de escolaridade na grande maioria dos Estados-Membros. Em particular, todos os alunos frequentavam aulas de inglês na Dinamarca, Malta e Suécia.

O francês é uma das duas principais línguas estrangeiras estudadas por todos os alunos no Luxemburgo, e é também a principal língua estrangeira estudada na Irlanda por 60,4% dos alunos e na Bélgica por 52,8%.

O francês é também a segunda língua estrangeira mais estudada em nove Estados-Membros, sendo que a maior percentagem de alunos registada no Chipre com 89,2%, Roménia com 83,6% e em Portugal com 66,6%.

O alemão é estudado por todos os alunos no Luxemburgo, e ocupa o segundo lugar em oito Estados-Membros, sendo as mais elevadas percentagens registadas na Dinamarca com 73,6%, na Polónia com 69,2% e Eslováquia com 53,6%.

O espanhol é particularmente popular na Suécia onde é estudado por 43,7% dos alunos e na França por 39,0%.

A língua russa ocupa o segundo lugar em três Estados Bálticos, sendo estudada por 66,2% dos alunos na Lituânia, na Estónia é por 63,6%, na Letónia são 59,7%, e na Bulgária a percentagem é de 16,9%.

Línguas mais estudadas por alunos do terceiro ciclo na UE
Línguas mais estudadas por alunos do terceiro ciclo na UE. Infografia: © UE/Eurostat

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz